Atlética Cásper

 

AAA JESSE OWENS

A Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens é formada por casperianos que se dedicam a organizar treinos, jogos, festas e projetos sociais. Levando o Homem-Pássaro como mascote, também recrutam atletas, produzem e vendem produtos como camisetas e canecas para alunos e trabalham ao lado da Bateria da Cásper e da Torcida Aguante Rojo.

Criada em 1993, a Atlética tem o nome do atleta americano que, ao conquistar quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em 1936, frustrou as expectativas de Adolf Hitler em usar a competição para promover a Alemanha Nazista. Em reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 2013, Jesse Owens foi definido como “o homem que derrubou a teoria de Adolf Hitler sobre a supremacia da raça ariana”, e é essa uma das figuras que vem inspirando casperianos a vencer.

A Cásper é bicampeã nos Jogos Universitários de Comunicação e Artes, o JUCA, campeonato que reúne onze modalidades esportivas e as principais faculdades paulistas da área. O primeiro dos títulos foi conquistado em 2011 na cidade de Caçapava (SP) e o segundo em 2013, Jacareí (SP). A Faculdade participa do campeonato desde que ele foi fundado, no ano de 1993. Também foi durante o JUCA que os alunos elegeram, em 1995, o Homem-Pássaro como mascote.

Para que tudo funcione adequadamente, a Atlética possui uma gestão dividida em cargos específicos. Através de uma votação interna, elegem-se um presidente, vice-presidentes e diretores que podem ser, entre outros, responsáveis pelo financeiro, comunicação, esportes, eventos e social. Este último coordena os trabalhos voluntários, que às vezes acontecem em associação com a Fundação Cásper Líbero.