Local: Teatro Cásper Líbero

Horários conforme programação

E-mail para inscrição: [email protected]

Descrição

A Frente Feminista Casperiana Lisandra, com o apoio da Coordenadoria de Cultura Geral e da Faculdade Cásper Líbero irá, promover de 15 a 17 de março de 2016, no Teatro Cásper Líbero - 1º andar, a quarta edição da Semana Mulher e Mídia, em razão do mês da luta internacional das mulheres.

O evento contará com a participação de nomes relevantes da militância feminista, da política, da arte e da comunicação brasileira, convidadas para discutir o tema sob diferentes perspectivas.

15/03/16 – Terça-feira – 19h00 / Teatro Cásper Líbero
Mesa: Comunicação Feminista
Mulheres de diferentes áreas da comunicação, de jornalistas e blogueiras a publicitárias, debatem o espaço da militância na comunicação.

Convidadas:

Viviane Duarte (Publicitária e criadora do Plano Feminino – Agência que faz comunicação empoderadora para mulheres)

Andreza Delgado (Estudante de letras, feminista, militante do movimento negro).

Mediação: Profa. Dra. Helena Jacob (Jornalista, Coordenadora do Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero)

16/03/16 – Quarta-feira – 08h30 / Teatro Cásper Líbero
Mesa: Mulheres nas Artes
Debate sobre a representação e participação da mulher no meio artístico em nossa cultura ainda patriarcal.

Convidadas:

Jarid Arraes (Cordelista, escritora e autora do livro “As Lendas de Dandara“)

Anna Lucchese (Cineasta – dirigiu o documentário “Identidade Cotidiana”, diretora do talkshow “A Máquina”)

Wanda Martins (Coordenadora do bloco Afro Hu Oba de Min)

Mediação: Ana Júlia Genari (Aluna do 4º ano de Jornalismo)

16/03/16 – Quarta-feira – das 15h30 às 18h00 / Laboratório de Redação V (3º andar)

Oficina Maratona de Edição - Editathon Feminista (Atividade aberta apenas para alunas). Com inscrições limitadas para maratona de inclusão, na Wikipédia, de termos e temas ligados ao feminismo.

Colaboração:
Prof. João Alexandre Peschanski (Cientista Social, Jornalista, Professor da Cásper Líbero); Célio Costa Filho (Membro do grupo de usuários da Wikimedia no Brasil)

16/03/16 – Quarta-feira – 19h30 / Teatro Cásper Líbero

Mesa: Retrato da Mulher Negra no Brasil
Debate sobre a luta da mulher negra na sociedade brasileira

Convidadas:

Regiane Soares (pesquisadora e militante do Feminismo Negro, integrante dos coletivos Rusha Montsho e Abayomi Aba - Pela Juventude Negra Viva)

Juliana Serzedello (mestre em História pela FFLCH USP, vencedora do Prêmio Palmares de dissertação, autora do livro Identidades Políticas e Raciais na Sabinada, Professora do IFSP)

Débora dos Santos Carvalho (engenheira ambiental pela USP, Master of Science em Engenharia Geológica e Hidrogeologia pela Universidade Técnica de Freiberg na Alemanha)

Mediação: Profa. Bianca Santana (Jornalista, Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, Professora do Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e autora do livro “Quando me descobri Negra”)

17/03/16 – Quinta-feira – 08h30 / Teatro Cásper Líbero

Mesa: Comunicadora em Risco
Questiona-se e expõe-se a realidade das mulheres comunicadoras que trabalham em situações de risco, em conflitos, coberturas internacionais e investigação perigosa.

Convidadas:

Adriana Carranca (Jornalista, escreve principalmente sobre conflitos, tolerância religiosa e direitos humanos, com olhar especial sobre a condição das mulheres)

Laís Modelli (Jornalista, vinculada ao Conectas - Direitos Humanos. Repórter da revista Cult. Colaboradora da revista Caros Amigos. Pesquisadora em Comunicação Midiática com foco em Feminismo. Correspondente independente no México)

Vanessa Martina Silva (Periodista do Opera Mundi, Colaboradora do ComunicaSul e Colaboradora do Diálogos do Sul)

Mediação: Profa. Ester Rizzi (Advogada, Professora da Faculdade Cásper Líbero, também ministra aulas de Formação Jurídica Para Lideranças Populares)

17/03 – Quinta-feira – 16h às 18h30 / Laboratório de Redação V (3º andar)

Rodada Hacker (Atividade aberta apenas para alunas)
A oficina trabalha conceitos básicos de programação para incentivar as mulheres a se voltarem para o mundo da computação.

17/03 – Quinta-feira – 19h30 / Teatro Cásper Líbero

Mesa: Ciberativismo Feminista
Debate o ativismo do movimento feminista nas redes sociais.

Convidadas:

Maynara Fanucci (Criadora do Empodere Duas Mulheres)

Babi de Souza (Jornalista, criadora da campanha “Vamos Juntas?”)

Stephanie Ribeiro (Estudante de arquitetura da PUC-Campinas, feminista e ativista negra);

Mediação: Profa. Dra. Michelle Prazeres (Jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica, doutora em Educação e professora da Faculdade Cásper Líbero)

Público

Alunos de todos os cursos da Faculdade Cásper Líbero e demais interessados em acompanhar as palestras. Inscrições para público externo: Envie previamente, um e-mail com seu nome, RG e nome da instituição que representa para: [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de inscrição.