Cultura

cultura
Responsável pelas disciplinas de Humanas nos cursos oferecidos pela Faculdade Cásper Líbero, a coordenadoria de cultura geral trabalha em conjunto com as coordenadorias de jornalismo, publicidade e propaganda, rádio e TV e relações públicas, contribuindo para que os debates suscitados em cada uma das habilitações, no decorrer das atividades desenvolvidas durante os anos letivos, tenham unidade de objetivos e programas.
As disciplinas vinculadas à coordenadoria de cultura geral apresentam aos alunos um repertório acadêmico de conceitos, ideias e teorias para que possam tanto entender a profissão que escolheram quanto a sociedade na qual ela está inserida, situando-os acerca das atividades e responsabilidades no meio em que irão se desenvolver profissionalmente.

Compõem a coordenadoria de cultura geral as disciplinas: antropologia, ciência política, comunicação comparada, cultura brasileira, economia, filosofia, história contemporânea, história da arte, história do Brasil contemporâneo, língua portuguesa, estudos de gêneros textuais, realidade socioeconômica e política brasileira, sociologia geral e da comunicação e teoria da comunicação. Os principais objetivos delas são:

  • Criar um espaço para a reflexão crítica a respeito do cotidiano profissional;
  • Aliar a formação técnica de excelência ao domínio de um repertório conceitual que permita aos alunos compreender melhor as condições de produção e os efeitos sociais de seu trabalho.

Além do ensino, a coordenadoria promove atividades culturais como edições do Café Filosófico, evento realizado mensalmente e que traz autores e pesquisadores de diferentes áreas do saber para debates abertos ao público – sempre acompanhados por apresentações musicais, e, duas vezes ao ano, um ciclo temático de cinema. O Culturafro – Núcleo de Cultura Afro-Brasileira é responsável por organizar debates, exposições, lançamentos e palestras, assim como os eventos “Agosto Negro” e “Semana do Saci na Cásper”.

O horário de funcionamento da coordenadoria, localizada no 5º andar da Faculdade, é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.