Além de dominar novas tecnologias, o profissional de Rádio, TV e Internet deve ser capaz de inovar em conteúdos e formatos de programas.
Com a segmentação das emissoras, produtoras e o desenvolvimento de canais audiovisuais pela Internet, multiplicaram-se as opções do público. A chamada “Era da Informação” trouxe novas possibilidades de atuação para os profissionais da área de comunicação, em especial nas mídias digitais e eletrônicas, que se beneficiaram dos avanços tecnológicos das últimas décadas.
A indústria do audiovisual é um segmento que movimenta expressivas verbas anuais e gera muitos empregos diretos e indiretos.
– Formar profissionais para atuação em empresas que atendam esse amplo mercado de comunicação e que pensem em cada detalhe na hora de fazer vídeos e áudios.
– Capacitar o desempenho em diversas funções como criar, produzir, editar ou dirigir produtos audiovisuais (filmes, séries, podcasts, etc); montar e coordenar a grade de programação de uma emissora, rádio ou canal da Internet; escrever e reescrever roteiros de programas, filmes, séries e publicidades para diversos meios; chefiar equipes de gravação e de produção de programas jornalísticos, educativos e de entretenimento.
Algumas das áreas de atuação do profissional de Rádio, TV e Internet são:
Essas funções podem ser desempenhadas em emissoras abertas de rádio e televisão, canais por assinatura, canais de streaming, rádios web, produtoras de audiovisual (áudio, cinema, vídeo, publicidade), sites, portais e produtoras de conteúdo para Internet, agências de publicidade e propaganda, agências de relações públicas, assessorias de imprensa, departamento de comunicação de empresas, estúdios de gravação de áudio e de dublagem.
Disciplina | Hora Aula | A/S |
---|---|---|
Tecnologia e Sistemas De Operações em Rádio, TV e Internet | 72 | 2 |
História das Mídias Eletrônicas | 72 | 2 |
Produção e Práticas de Rádio | 72 | 2 |
Produção e Práticas de TV | 72 | 2 |
Antropologia do Audiovisual | 72 | 2 |
Sociologia da Comunicação | 72 | 2 |
Linguagem Audiovisual: Cinema | 72 | 2 |
Produção e Práticas Web | 72 | 2 |
Língua Portuguesa I: Produção de Textos para Mídias | 72 | 2 |
Teorias da Comunicação | 72 | 2 |
Disciplina | Hora Aula | A/S |
---|---|---|
Locução e Apresentação para Rádio, TV e Internet | 72 | 2 |
Edição de Vídeo | 72 | 2 |
Língua Portuguesa II: Produção e Edição de Texto | 72 | 2 |
Roteiro para Audiovisual I: Ficção | 72 | 2 |
Captação e Edição de Áudio | 72 | 2 |
Direção de Fotografia | 72 | 2 |
Pensamento Sonoro: Linguagem Musical | 72 | 2 |
Pensamento Visual: História da Arte | 72 | 2 |
Economia do Audiovisual | 72 | 2 |
Ética, Legislação e Sustentabilidade Em Rádio, TV e Internet | 72 | 2 |
Disciplina | Hora Aula | A/S |
---|---|---|
Direção de Arte | 72 | 2 |
Direção de Atores | 72 | 2 |
Linguagens Digitais: Criação, Produção e Gestão de Conteúdo Transmídia | 72 | 2 |
Roteiro Para Audiovisual II: Documentários e Produtos de não-ficção | 72 | 2 |
Pós-Produção em TV e Vídeo | 72 | 2 |
Pós-Produção em Áudio | 72 | 2 |
Cultura Brasileira | 72 | 2 |
Realidade Socioeconômica e Política | 72 | 2 |
Elaboração de Projetos | 72 | 2 |
Programação, Audiência e Crítica Audiovisual | 72 | 2 |
Disciplina | Hora Aula | A/S |
---|---|---|
Direção em Rádio e Mídias Sonoras | 72 | 2 |
Direção em TV e Mídias Audiovisuais | 72 | 2 |
Produção Executiva, Gestão e Empreendedorismo | 72 | 2 |
Tópicos Avançados Em Rádio, TV e Internet | 72 | 2 |
Filosofia Da Comunicação e Teorias Do Contemporâneo | 72 | 2 |