1) Quem pode ser pesquisador do CIP?
Qualquer aluno da Faculdade, desde que esteja no primeiro ou no segundo ano de curso. A pesquisa deverá ser feita, obrigatoriamente, no segundo ou no terceiro ano de faculdade.
Todos os professores da Cásper Líbero podem candidatar-se à vaga de pesquisador do CIP. A escolha dos pesquisadores dar-se-á por meio de processo seletivo.
2) Quanto tempo dura a pesquisa?
Após a aprovação do projeto, o aluno deverá desenvolver sua pesquisa de março até dezembro. Já para os professores, este prazo é de 22 meses.
3) Há alguma remuneração para o pesquisador?
Os alunos ganham bolsa de 25% do valor total da mensalidade durante a pesquisa. Os professores recebem 50 horas não-docentes. Voltar
4) Como deve ser feita a inscrição para o processo seletivo?
Após a publicação do edital, um projeto deverá ser apresentado ao CIP nas datas estipuladas.
5) Como eu fico sabendo que as inscrições para o CIP estão abertas?
Todos os alunos recebem e-mail avisando sobre abertura das inscrições. Além disso, cartazes são espalhados pela faculdade com maiores instruções.
6) Quais os critérios para a escolha dos bolsistas?
Na primeira etapa do processo, os projetos apresentados são avaliados por uma comissão de professores, seguindo preceitos de sigilo e imparcialidade. O desempenho escolar do aluno e a frequência às aulas são itens levados em consideração. Em um segundo momento, os alunos são entrevistados por professores do CIP.
7) Como elaborar um projeto de pesquisa?
O projeto de pesquisa deverá informar o que será estudado (objeto de pesquisa); porquê (justificativa); para quê (objetivos) e como será feita a pesquisa (metodologia).
Veja abaixo os critérios e passos a serem seguidos para a elaboração de um projeto:
A. Introdução, tema, problema e hipóteses (O que pesquisar?)
- Tema: seleção/escolha de um assunto a ser estudado.
- Problema de pesquisa: proposição da principal pergunta a que se pretende responder com a pesquisa.
- Hipótese(s): elaboração prévia da principal resposta da pesquisa (condicionada à sua comprovação).
B. Referenciais teóricos ou quadro teórico de referência
“Estado da questão”: o que outros já pesquisaram sobre o tema.
Autores que poder subsidiar a pesquisa.
C. Justificativa (Por que pesquisar?)
Mostrar a relevância e a originalidade da pesquisa a ser desenvolvida.
D. Objetivos (Para que pesquisar?)
Objetivos gerais e específicos; teóricos e práticos.
E. Procedimentos metodológicos (Como pesquisar?)
- Explicitação dos métodos e das técnicas de investigação.
- Delimitação do universo de pesquisa.
- Indicação das técnicas a serem utilizadas: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas, questionários, documentos, entre outros.
F. Considerações finais
G. Cronograma
Elaboração de cronograma das atividades a serem desenvolvidas durante o período da pesquisa.
H. Bibliografia
Lista provisória e inicial das obras já consultadas ou que pretende consultar, observando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
1.ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução por Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2010.
2.MARINA, José Antonio. Teoria da inteligência criadora. Tradução por Fernando Moutinho. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.
3.TODOROV, Tzvetan. O espírito das luzes. Tradução por Mônica Cristina Correa. São Paulo: Barcarola, 2008.
1.ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução por Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2010.2.MARINA, José Antonio. Teoria da inteligência criadora. Tradução por Fernando Moutinho. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.3.TODOROV, Tzvetan. O espírito das luzes. Tradução por Mônica Cristina Correa. São Paulo: Barcarola, 2008.
8) Por que devo me candidatar à iniciação científica?
A iniciação científica é um excelente meio de vivenciar a experiência acadêmica. O aluno, além de ganhar bolsa parcial, ainda tem a oportunidade de se dedicar a um projeto de seu interesse.