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Perguntas Frequentes CIP


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1) Quem pode ser pesquisador do CIP?


Qualquer aluno da Faculdade, desde que esteja no primeiro ou no segundo ano de curso. A pesquisa deverá ser feita, obrigatoriamente, no segundo ou no terceiro ano de faculdade.


Todos os professores da Cásper Líbero podem candidatar-se à vaga de pesquisador do CIP. A escolha dos pesquisadores dar-se-á por meio de processo seletivo.


2) Quanto tempo dura a pesquisa?


Após a aprovação do projeto, o aluno deverá desenvolver sua pesquisa de março até dezembro. Já para os professores, este prazo é de 22 meses.


3) Há alguma remuneração para o pesquisador?


Os alunos ganham bolsa de 25% do valor total da mensalidade durante a pesquisa. Os professores recebem 50 horas não-docentes. Voltar


4) Como deve ser feita a inscrição para o processo seletivo?


Após a publicação do edital, um projeto deverá ser apresentado ao CIP nas datas estipuladas.


5) Como eu fico sabendo que as inscrições para o CIP estão abertas?


Todos os alunos recebem e-mail avisando sobre abertura das inscrições. Além disso, cartazes são espalhados pela faculdade com maiores instruções.


6) Quais os critérios para a escolha dos bolsistas?


Na primeira etapa do processo, os projetos apresentados são avaliados por uma comissão de professores, seguindo preceitos de sigilo e imparcialidade. O desempenho escolar do aluno e a frequência às aulas são itens levados em consideração. Em um segundo momento, os alunos são entrevistados por professores do CIP.


7) Como elaborar um projeto de pesquisa?


O projeto de pesquisa deverá informar o que será estudado (objeto de pesquisa); porquê (justificativa); para quê (objetivos) e como será feita a pesquisa (metodologia).


Veja abaixo os critérios e passos a serem seguidos para a elaboração de um projeto:


A. Introdução, tema, problema e hipóteses (O que pesquisar?)



  • Tema: seleção/escolha de um assunto a ser estudado.

  • Problema de pesquisa: proposição da principal pergunta a que se pretende responder com a pesquisa.

  • Hipótese(s): elaboração prévia da principal resposta da pesquisa (condicionada à sua comprovação).


B. Referenciais teóricos ou quadro teórico de referência


“Estado da questão”: o que outros já pesquisaram sobre o tema.

Autores que poder subsidiar a pesquisa.


C. Justificativa (Por que pesquisar?)


Mostrar a relevância e a originalidade da pesquisa a ser desenvolvida.


D. Objetivos (Para que pesquisar?)


Objetivos gerais e específicos; teóricos e práticos.


E. Procedimentos metodológicos (Como pesquisar?)



  • Explicitação dos métodos e das técnicas de investigação.

  • Delimitação do universo de pesquisa.

  • Indicação das técnicas a serem utilizadas: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entrevistas, questionários, documentos, entre outros.


F. Considerações finais


G. Cronograma


Elaboração de cronograma das atividades a serem desenvolvidas durante o período da pesquisa.


H. Bibliografia


Lista provisória e inicial das obras já consultadas ou que pretende consultar, observando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.


1.ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução por Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2010.


2.MARINA, José Antonio. Teoria da inteligência criadora. Tradução por Fernando Moutinho. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.


3.TODOROV, Tzvetan. O espírito das luzes. Tradução por Mônica Cristina Correa. São Paulo: Barcarola, 2008.


1.ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução por Gilson Cesar Cardoso de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2010.2.MARINA, José Antonio. Teoria da inteligência criadora. Tradução por Fernando Moutinho. Lisboa: Editorial Caminho, 1995.3.TODOROV, Tzvetan. O espírito das luzes. Tradução por Mônica Cristina Correa. São Paulo: Barcarola, 2008.


8) Por que devo me candidatar à iniciação científica?


A iniciação científica é um excelente meio de vivenciar a experiência acadêmica. O aluno, além de ganhar bolsa parcial, ainda tem a oportunidade de se dedicar a um projeto de seu interesse.