Pesquisas Docentes CIP

Consulte as pesquisas docentes do Centro Interdisciplinar da Faculdade Cásper Líbero:

Em andamento

2016

Título
Pesquisador
 Coordenadoria   
Engajamento de stakeholders: Mapeamento de práticas para a gestão da Sustentabilidade em organizações brasileiras classificadas no GRI – G4 Ágatha Paraventi Relações Públicas
O Espetáculo e a Comunicação Política do Movimento Zapatista (EZLN) Alexander Maximilian Hilsenbeck Publicidade e Propaganda e Relações Públicas
A liberdade de expressão no supremo tribunal federal: Como decide a corte brasileira em casos de conflitos de direitos Ester Gammardella Rizzi Jornalismo
A dimensão musical em três minisséries da rede globo: O Brado Retumbante; Maysa, Quando Fala o Coração e Hoje é dia de Maria Irineu Guerrini Jr. Rádio, TV e Internet
A wiki-pedagogia: o caso do projeto Wikipédia da Faculdade Cásper Líbero João Alexandre Peschanski Jornalismo e Rádio, TV e Internet
Lembranças da Quinta Dimensão o seriado Além da Imaginação na memória de seus espectadores José Augusto Dias Júnior Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet
A leitura literária e a formação em comunicação Mei Hua Soares Publicidade e Propaganda
A glitch art além dos signos visuais Rodrigo Antunes Morais Publicidade e Propaganda

 

Concluídas

2015

Título
Pesquisador
A publicidade e a mídia: um estudo sobre a importância da publicidade na sustentação econômica dos meios de comunicação no Brasil e em alguns países selecionados, no período de 1996 a 2014 Prof. Dr. Adalton Franciozo Diniz
Comunicação Estatal e Cidadania: Por uma esfera pública virtual brasileira Prof. Me. Alexandre Augusto Giorgio
São Paulo Sociedade Anônima: um filme contemporâneo traduz a cidade e seus habitantes – e revela o poder do cinema Prof. Me. Antonio Carlos Leal de Moraes
São Paulo cidade criativa e patrimônio cultural imaterial – Estudo de caso do Cine Belas Artes Profa. Ma. Ethel Shiraishi Pereira
Jornalismo enquanto política: a defesa da modernização da Alemanha por Karl Marx entre 1842 e 1843 Prof. Dr. Evandro Carvalho Lobão
Circuitos de consumo simbólico de uma marca –  Estudo da marca Red Bull nos circuitos culturais de seus diversos públicos Prof. Me. Eric de Carvalho
Diálogo e compreensão como elementos articuladores na gestão de stakeholders Prof. Ma. Viviane Regina Mansi

2014

Título
Pesquisador
A percepção e a influência das pesquisas eleitorais nas classes C e D/E nas eleições para o governo do Estado de São Paulo em 2014 Genilda Alves de Souza
A tesoura do juiz: A censura judicial à imprensa brasileira Silvio Henrique Barbosa
Conteúdo na era da simultaneidade Joubert Brito de Araújo
Tendências da posição e a atuação dos dirigentes da área editorial de empresas jornalísticas Magaly Parreira do Prado
A imagem profissional dos colaboradores como extensão e construção da identidade corporativa na formação da imagem organizacional e a contribuição das relações públicas na construção do dress code empresarial Carla Aparecida de Souza Almeida
A revista digital interativa: convergência, mercado e os novos padrões de design em dispositivos móveis” Adriano Batista Rodrigues
“Mediações e confrontos: o livro, o filme e o trailer” Eliana Nagamini

 

2013

Título
Pesquisador
Auroras que ainda não brilharam. Nietzsche: comunicação e autoeducação ou o além do homem desde a comunicação Mauro Araújo
Sangue no ar: um estudo da série O Crime Não Compensa, transmitido pela rádio Record de São Paulo Irineu Guerrini
As drogas ilícitas no Grupo Folha: a cobertura sobre o crack e a maconha Sandra Lucia Goulart

 

2012

Eleições presidenciais de 2010 e as novas mídias Newton Molon
O revisteiro do império Gilberto Maringoni
O ciberativismo via mídia torpedista a pautar o noticiário do século XXI Magaly Prado

 

2011

Crise de confiança: as relações públicas (re)construindo imagem e reputação no mercado de capitais e nas relações com investidores  Maurício Luís  Marra
Megaeventos esportivos no Brasil e seu comprometimento com a sustentabilidade  Ethel Pereira
Filme de gênero histórico no Brasil: um levantamento da produção cinematográfica brasileira (1896-2011)  Bruno Hingst
A literatura brasileira vista pela imprensa alemã: do segundo império até a geração de 45  Sônia Castino
Os movimentos sociais pela “democratização dos meios de comunicação”: atores, cenários e estratégias  Igor Fuser
A política de rede/ política em rede (contribuições para a construção de um observatório de mídias sociais) Liráucio Girardi Jr
Manual de gestão de conteúdo digital  Daniela Osvald
A influência das pesquisas eleitorais na decisão de voto nas eleições presidenciais de 2010  Genilda Alves  de Souza
Faculdade Cásper Líbero e o professor do futuro: estudo sobre a formação inicial do professor para cursos de graduação em comunicação  Else Lemos Inácio Pereira
A obra de Tulio de Lemos no rádio paulista: consciência social e refinamento estético  Irineu Guerrini
Publicidade no rádio – mapeamento e investigação do processo de produção e criação de peças de áudio comerciais  Magaly Prado
O tema das drogas e o Grupo Folha: A Folha de S. Paulo e o Agora S. Paulo Sandra Lucia Goulart
A internet e sua influência nos processos de criação e distribuição da videoarte Rodrigo Esteves de Lima
A trama imagética da campanha presidencial de 2010. Um estudo dos veículos Carta Capital e Veja durante a campanha política Andrea Florentino Barletta

 

2010

 Teatro, telenovela, política: 1969-1980  Sabina Anzuategui
 As redes da criação publicitária: os processos de criação e a formação profissional na contemporaneidade  Roberta Cesarino Iahn
 A teledramaturgia como o lócus de intersecção das teorias da comunicação e das ciências sociais  Ana Maria Camargo Figueiredo

 

2009

 A formação acadêmica e o novo perfil profissional do relações públicas no mercado brasileiro Sérgio Andreucci Jr
 O papel das relações públicas na implantação da governança corporativa das empresas brasileiras Julio Cesar Barbosa
 Avaliação e mensuração em projetos de relações públicas Guilherme Grandi
 A metáfora da conversação e as trocas simbólicas no ciberespaço Liráucio Girardi Jr
 Loucos por diálogo: Um estudo comparativo de programas de rádio produzido por pessoas com transtornos mentais no Estado de São Paulo Irineu Guerrini
 O sonoro e o verbal tecendo a malha de significações. Uma análise semiótica da peça musical Os Saltimbancos  Roberto Chiachiri
 O silêncio nas minisséries. Uma reflexão sobre a banda sonora em audiovisuais desse formato produzidos pela TV Globo entre 2003 e 2006  Elisa Marconi
 Comunicação como competência de liderança, com ênfase nos processos de mudança e inovação Viviane Regina Mansi
 Telenovela, merchandising social e cidadania Silvio Henrique Barbosa
 Os diários gratuitos de São Paulo e a pluralidade política nos meios de comunicação: o caso do Destak  Igor Fuser
 Comunicação na América Latina: progesso tecnológico, difusão e concentração de capital (1870-2008) Gilberto Maringoni
 Signos da publicidade: uma abordagem histórico-visual Andréa Florentino Barletta
 A fotografia no cartaz: um estudo sobre a relação da imagem fotográfica no cartaz da Cia. De Dança Grupo Corpo Claudinei Nakasone
 Novo portal da Faculdade Cásper Líbero: a implantação de um projeto de gestão de comunicação e conteúdo digital Daniela Osvald Ramos
 TV Brasil: Uma nova alternativa no ar? Um estudo sobre a grade de programação Débora Burini
 A faixa jornalística do FM paulistano. Surgimento e consolidação de um novo segmento e um novo público Elisa Marconi
 Isso não tem importância: eventos e sustentabilidade na sociedade do espetáculo Ethel Shiraishi Pereira
 Redes sociais, novo lócus político Newton Duarte Molon
 Mais do mesmo? Televisão pública no Brasil – sonhos, projetos, e desafios contemporâneos Pedro Henrique Falco Ortiz
 Das estratégias globais ao discurso local. O discurso publicitário adaptado às necessidades de cada público Rodney de Souza Nascimento
 O jornalista-escritor. Um estudo de caso: Humberto Werneck Rosangela Petta
 História da telenovela brasileira: questões de método Sabina R. Anzuategui

 

2008

As diferentes formas do olhar: O candomblé de Pierre Verger e José Medeiros Erivam Morais de Oliveira
Gêneros textuais – estudo de modelos representativos Thaís Montenegro Chinellato
A cobertura da política externa brasileira feita pela imprensa latino americana: análise comparativa entre os jornais O Clarín, El Nacional e La Razón durante 2007 Maria Goreti Juvencio
O negócio do turismo em São Paulo Antoine Pascal Marioli
Turismo no Parque Nacional de Iguaçu – estratégias de comunicação Reinaldo Miranda de Sá Teles
A personificação do super herói como estratégia do consumo infantil Hamilton Dertonio
A sedução do olhar – o design gráfico como estratégia de comunicação da marca Andrea Florentino
Mercantilização da cultura: espaços públicos e a presença das empresas no universo dos eventos Ethel Pereira
Linguagem e sociedade (a produção social de sentido e sua eficácia simbólica) Liráucio Girardi Jr

 

2007

Rádio educativa no Estado de São Paulo: o ideal e o real Irineu Guerrini Jr
Olhar eletrônico: produção alternativa na televisão dos anos 80 Mônica Brincalepe
O jornal A Província de São Paulo e a ideia de uma “pátria paulista” nos anos finais do império Adalton Francisco Diniz
Rádios autônomas na internet: um formato líquido Magaly Prado
Panorama e cenários da comunicação hospitalar paulistana Maurício Luís Marra
TV corporativa. A tecnologia aplicada à comunicação organizacional Bruno Hingst
João Jorge Saad e sua importância para a comunicação social do Brasil Roselita Lopes de Almeida
A eterna vigilância: o Estadão e a diplomacia do pragmatismo responsável Igor Fuser

2006

O design gráfico e o signo televisivo – Um olhar semiótico sobre a versão do design gráfico para a televisão Andrea Florentino
Turismo urbano em São Paulo: reflexões acerca dos processos espaciais Reinaldo Miranda de Sá Teles
Os grupos anônimos de mútua ajuda e a mídia Edemilson Antunes de Campos
Por trás da notícia. O processo de criação das grandes reportagens Edson Flosi
A repercussão dos discursos de Fernando Henrique Cardoso sobre a globalização nos editoriais da Folha de S. Paulo durante o primeiro mandato de FHC Maria Goreti Juvencio
Ícones do sabor Roberto Chiachiri
A comunicação a partir da cultura na teoria comunicacional brasileira Ana Maria Camargo Figueiredo
O mercado de TV paga no Brasil. As causas da crise Eduardo Almeida

 

2005

Rádio de elite: o papel da rádio Gazeta no cenário sociocultural de São Paulo nos anos 40 e 50 Irineu Guerrini Jr
Responsabilidade social: benevolência, cidadania ou promoção Roberta Cesarino Iahn
A metáfora sinestésica em textos publicitários Sônia Breitenwieser Alves Castino

 

2004

Relações Públicas e os princípios organizacionais nas empresas modernas Júlio César Barbosa

 

2003

Literatura, mídia e montagem na ficção dos anos 70 Nanami Sato
Globalização, cultura e comunicação corporativa no Brasil Tânia Câmara Baitello
Influência de políticas de comunicação no fortalecimento do turismo – relações públicas agregando valor Luis Alberto de Farias
Poética e publicidade: a conjunção do som, da imagem e da palavra na construção dos sentidos em filmes publicitários brasileiros Sônia Breitenwieser Alves Castino
Da estratégia simbólica ao poder real. A mídia como elemento de definição de espaço no campo religioso Luis Mauro Sá Martino
Cultura e comunicação organizacional Lucia Maria Montezuma
O pensamento de Jesús Martin – barbeiro e seus desdobramentos na teoria comunicacional brasileira Ana Maria Camargo Figueiredo

 

2002

A teledramaturgia nacional sob o olhar da revista Veja 1970-1989 Ana Maria Camargo Figueiredo
A motivação como força de mudança Marisa Santoro Bravi
Revista Realidade: a reportagem entre o jornalismo e a literatura Nanami Sato

 

2000

Cinema e manipulação da realidade Sidney Ferreira Leite