Pós-Graduação em Teorias e Práticas da Comunicação

Descrição do curso

O mais comunicacional dos quatro cursos de pós-graduação da Cásper Líbero, a especialização em Teorias e Práticas da Comunicação possui uma marca própria. Neste curso, a Comunicação é estudada como campo de natureza fortemente interdisciplinar. Uma diversidade de temas, de problemas, de teorias e de práticas atravessa a Comunicação, colocando-a no epicentro daquilo que hoje estamos chamando de revolução digital. Aqui, diferentes linguagens conversam umas com as outras e se atravessam.

O saber comunicacional é entendido muito mais na linha da gestão e administração de conhecimentos do que de um simples fazer. Embora não seja uma exclusividade deste curso, nossos alunos já entenderam que quem faz Teorias e Práticas da Comunicação está pensando mais longe: num mestrado e num doutorado em Comunicação, no ensino, na academia. Abrir novas portas e janelas profissionais: eis aí um desafio instigante para muita gente, hoje.

Profissionais de comunicação e de outras áreas de atuação em busca de formação especializada na comunicação com suas atuais vertentes, seus desafios e suas promessas. Especialmente indicado para profissionais e estudantes recém-formados que têm em vista a docência no ensino superior e a pesquisa, e que, portanto, desejam se preparar para um mestrado e doutorado em comunicação.

Disciplinas básicas

• A Formação do Professor de Comunicação
  • Comunicação, Globalização e Cultura da Imagem
  • Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura
  • Mídia, Complexidade e Poder

Disciplinas complementares

• Jornalismo Cultural
  • Jornalismo e Mídias Digitais
  • Jornalismo Esportivo
  • Jornalismo, Gastronomia e Moda
  • Narrativas Jornalísticas Audiovisuais
  • Semiótica e Eficácia da Comunicação

Disciplina obrigatória

Temas e Problemas Atuais em Comunicação – esta disciplina, que é obrigatória para os quatro cursos de pós-graduação da Cásper Líbero, permite que os alunos tomem um sólido contato com temas que marcam fortemente os estudos e o mercado da Comunicação na atualidade. Parte da disciplina é dedicada à discussão do trabalho de conclusão da pós-graduação.

Formulário de Interesse