Quem Somos

  • Português
  • English
  • Italiano
  • Español
  • 中國
  • Français

institucional

Faculdade Cásper Líbero

A Faculdade Cásper Líbero é hoje importante parceira das empresas de comunicação brasileiras – oferecendo a elas boa parte dos profissionais de talento que passaram por suas salas de aula.

Somados os cursos de graduação e pós-graduação, a instituição tem hoje cerca de 3500 alunos matriculados, que contam com a atuação de 124 professores e 84 funcionários.

Mantida pela Fundação Cásper Líbero, a escola está instalada no local que se transformou em um dos símbolos da cidade de São Paulo – a Avenida Paulista, 900. A Faculdade Cásper Líbero faz parte de um complexo de comunicação composto pela TV Gazeta, pelas Rádios Gazeta AM e FM e pelo site Gazeta Esportiva.

Primeira escola superior de ensino de Jornalismo do Brasil, a Faculdade Cásper Líbero foi criada em 1947, como parte das disposições testamentárias do advogado, jornalista e empresário Cásper Líbero. Posteriormente, a instituição ampliou sua atuação no ensino da Comunicação Social, passando a oferecer as habilitações em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet.

A Faculdade Cásper Líbero desenvolve ainda programas de pós-graduação em nível de mestrado e de especialização, mantendo um centro interdisciplinar de pesquisa (CIP), além de promover a realização de cursos livres e de extensão universitária.

Jornalismo
O curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero tem entre seus docentes profissionais de sólida formação acadêmica e vasta experiência no mercado. O número de órgãos laboratoriais, supervisionados por professores, para a prática discente reúne o Laboratório de Web Jornalismo – publicado no Portal da Faculdade –, a Rádio Universitária (com programação criada e produzida, integralmente, pelos alunos), o house-organ A Imprensa, as revistas Esquinas e Cásper (trimestrais) e o programa mensal de TV Edição Extra, único no gênero a ser transmitido regularmente em TV aberta no País.

Publicidade e Propaganda
Desde 1971 o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero forma profissionais para o mercado publicitário. Os projetos interdisciplinares são reconhecidamente os principais destaques do curso, utilizando recursos acadêmicos, humanísticos e mercadológicos que aproximam os alunos da prática do mercado. Os alunos têm acesso aos laboratórios de fotografia, design, redação, mídia, pesquisa de mercado, criação, estúdios de TV e fotografia. Muitos prêmios nesses últimos anos demonstram a importância do programa definido pelo curso.

Relações Públicas
Há 43 anos formando os melhores profissionais, o curso de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero investe seus recursos no desenvolvimento dos aspectos acadêmicos, humanísticos e mercadológicos. O programa busca assegurar a formação de um profissional capaz de atuar nas áreas de comunicação nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Desde o primeiro ano, o aluno tem acesso às principais práticas laboratoriais por meio do estabelecimento de políticas, de estratégias, de instrumentos de comunicação e de relacionamento; atividades de pesquisa e de análise; assessoria e consultoria; planejamento e divulgação, contribuindo também para formação de futuros empreendedores em diversos segmentos.

Rádio, TV e Internet
O curso de Rádio, TV e Internet da Cásper Líbero forma um profissional criativo e crítico, com domínio das etapas de realização de produtos sonoros e audiovisuais para mídias digitais. O programa conta com estúdios e equipamentos atualizados, num diálogo com o mercado pela vivência profissional nos órgãos laboratoriais, como a Produtora Experimental, a Rádio Gazeta AM, o programa de TV Edição Extra, além da colaboração com a TV Gazeta. Conciliando excelência técnica com relevância conceitual, ética e mercadológica, o profissional formado na Cásper Líbero está apto para atuar em emissoras de rádio e TV, produtoras de cinema, radiowebs, portais e produtoras de conteúdo para Internet. A sólida base humanística e a presença de atuantes profissionais no corpo docente fazem do curso da Cásper uma referência na área, com egressos capazes de conceber conteúdos e formatos inovadores, gerenciar projetos, vislumbrar novos negócios e abrir sua própria empresa de comunicação.

Lato Sensu
O Programa da Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade Cásper Líbero proporciona a especialização e o aperfeiçoamento na área da Comunicação Social, ou ainda a pré-qualificação para o exercício do magistério superior, por meio das seguintes linhas de pesquisa: “Jornalismo”, “Teorias e Práticas da Comunicação”, “Marketing e Comunicação Publicitária” e “Comunicação Organizacional e Relações Públicas”.

Mestrado
O Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero está concentrado na identificação e compreensão dos novos significados da Comunicação na Contemporaneidade, investigando a dinâmica dos avanços tecnológicos, dos mercados profissionais e dos processos e produtos da mídia, por meio das seguintes linhas de pesquisa: “Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado” e “Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento”. Em sua atual configuração, o Programa já formou 150 mestres.

Centro Interdisciplinar de Pesquisa
Criado no ano 2000, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) estimula e fomenta a produção de pesquisa acadêmica na Faculdade Cásper Líbero. Nestes 15 anos, o CIP já apoiou, por seu programa de concessão de bolsas, mais de 200 projetos docentes e de Iniciação Científica, distribuídos entres os cursos da graduação, com supervisão dos professores credenciados do mestrado.
Atento à importância de aproximar a produção científica da graduação com a do stricto sensu, o CIP adota as linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Comunicação na Contemporaneidade: Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado e Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento.
O CIP dispõe de uma importante ferramenta de divulgação de suas pesquisas e a de estudiosos nacionais e estrangeiro, a revista Communicare, semestral.

Biblioteca
A Biblioteca José Geraldo Vieira, da Faculdade Cásper Líbero, iniciou suas atividades em 1948, um ano após a inauguração da escola de Jornalismo. Em junho de 2008, ocorreu a modernização do sistema de gerenciamento do acervo, possibilitando o acesso a serviços online.
Instalada em uma de área de 625 m², a Biblioteca conta com um acervo de 48.000 livros, 500 periódicos, 3.800 filmes e diversas bases de dados online, mantendo um Centro de Documentação e Pesquisa, onde se concentram o setor de hemeroteca, o acervo de audiovisual, uma coleção de jornais históricos e outros materiais raros.

 

Mais detalhes no site oficial da Fundação Cásper Líbero.