Rádio Gazeta AM

A Faculdade Cásper Líbero oferece aos alunos a oportunidade de praticar os gêneros e os formatos radiofônicos, a partir do primeiro ano de curso, na Rádio Gazeta AM, veículo de comunicação importante para a história do país. Esta emissora, fundada pelo jornalista Cásper Líbero em março de 1943, foi adquirida naquele ano pelo sinal da “Sociedade Rádio Educadora Paulista”, criada em 1923, sendo esta considerada oficialmente a segunda estação radiofônica do Brasil e a primeira de São Paulo.

A Gazeta AM registra contribuições memoráveis para a educação, cultura e cidadania. Com uma programação erudita, a rádio teve origem com apresentações musicais clássicas, com orquestras em auditório. Em 1963, a crônica esportiva passa a vigorar na rádio e o nome “Gazeta”, que já era sinônimo de cobertura esportiva, recebe mais força pelas ondas sonoras, tornando-se uma marca de referência nacional e internacional.

No ano 2000, a Rádio Gazeta AM amplia o ambiente universitário, iniciado com esta abordagem em 1996, com a produção de reportagens (muitas delas premiadas) e de programas realizados por alunos da Faculdade Cásper Líbero. Desde 2009, a Rádio Gazeta AM 890 kHz executa papel fundamental na formação profissional estudantil, pois passou a ser dirigida pela Faculdade Cásper Líbero, transformando-se no espaço laboratorial, experimental e alternativo ao ouvinte, mantendo os destaques da editoria de esportes e focando em pautas relacionadas à cultura, cidadania, exaltando as ações da comunidade. Programação esta envolvida com músicas de qualidade e noticiário.

Nesta trajetória, a emissora orgulha-se de registrar a formação de inúmeros talentos da comunicação, que puderam iniciar os primeiros passos rumo às carreiras de jornalismo e radialismo neste espaço que oferece orientação profissional valorizando o rádio como veículo de comunicação e mercado de trabalho.