A Cásper Líbero

Tradição e Excelência

img-faculdade

Instalada na Avenida Paulista, 900, a Faculdade Cásper Líbero faz parte de um complexo de comunicação mantido pela Fundação Cásper Líbero e formado pela TV Gazeta, pelas Rádios Gazeta AM e FM e pelo site Gazeta Esportiva Net.

Criada em 1947, como parte das disposições testamentárias do advogado, jornalista e empresário Cásper Líbero (1889-1943), a Faculdade Cásper Líbero é a primeira escola superior de jornalismo do Brasil. A instituição oferece ainda graduações em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, desde 1972, e Rádio, TV e Internet, curso criado em 2002.

Também há programas de pós-graduação em lato sensu (especialização) e scricto sensu (mestrado), um centro interdisciplinar de pesquisa e a promoção de cursos livres e de extensão universitária.

Ensino de excelência

A capacitação técnica dos alunos com base em sólida formação ética e humanística é uma das premissas que a Faculdade Cásper Líbero se propõe atingir no decorrer de seus mais de sessenta anos de atuação. Reconhecida tanto no âmbito acadêmico quanto mercadológico, a Faculdade tem seus quatro cursos de graduação bem avaliados pelo Guia do Estudante, em seu GE Profissões Vestibular 2014: jornalismo recebeu cinco estrelas; rádio e tv e relações públicas, quatro cada; e publicidade e propaganda, três.

Recém-avaliado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior), o mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero recebeu nota 4, de um máximo de 5, na avaliação trienal realizada pelo órgão responsável pelo acompanhamento da pesquisa em pós-graduação no Brasil.

Entre outros feitos, a Faculdade Cásper Líbero conquistou, em 2009, a primeira colocação no Guia Imprensa – As melhores Faculdades de Jornalismo do Brasil, que avaliou corpo docente, projeto pedagógico, experiência laboratorial e presença discente no mercado de trabalho. Em 2007, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão, outorgado pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, na categoria “instituição paradigmática”.

Cásper e o mercado

A Faculdade Cásper Líbero é uma importante parceira das empresas de comunicação brasileiras – oferecendo a elas boa parte dos talentosos profissionais que passam por suas salas de aula.

De acordo com a Central de Estágios, órgão institucional que divulga vagas de estágios e trainees aos alunos, o bom nome da Faculdade Cásper Líbero no mercado tem feito com que o número de empresas interessadas em anunciar vagas aumente ano a ano. Em 2013, por exemplo, foram divulgadas 3.180 vagas destinadas a todos os cursos da Faculdade.

Para estreitar ainda mais a relação da Faculdade com o mercado, a Central de Estágios organiza o “Dia do Estágio”, reunindo agentes de integração, empresas e alunos.

Um pouco de história

“A entidade de ensino nasceu ao lado do Palácio da Imprensa, na Avenida Cásper Líbero, 58, ocupando inicialmente um andar do Condomínio Santa Júlia. Muitas aulas eram ministradas no auditório do Palácio da Imprensa, localizado do outro lado da calçada, no número 88. Quando a Faculdade Cásper Líbero nasceu a Rua da Conceição já recebia o nome de seu patrono e a Fundação contava com apenas três anos de existência. Apenas no final da década de 60, a faculdade transferiu-se totalmente para o Edifício Gazeta, na Avenida Paulista, 900.” Mais detalhes no site oficial da Fundação Cásper Líbero.