Local: Teatro Cásper Líbero e Salas 15/16/17 – 5º andar

26 de maio de 2018

Descrição

Precisamos falar seriamente sobre memes. Você está atento para as palestras diferentonas, barrocas e destruidoras mesmo? Os memes circulam nos mais diversos processos comunicacionais, desde gatinhos fofíneos até discursos de ódio. Como podemos compreender os memes a partir das teorias da comunicação? Quais relações podemos estabelecer entre memes, política e cultura no cenário comunicacional contemporâneo? É isso que você quer, @? Então, toma!

Dentre os palestrantes:

- Prof. Dr. Viktor Chagas, da UFF, coordenador do #MUSEUdosMEMES e pesquisador na área de memes e política

- Profa. Dra. Adriana Amaral, da UNISINOS, pesquisadora de cultura digital, cultura pop e estudos de fãs

- Profa. Dra. Mônica Rebecca Ferrari Nunes, da ESPM, pesquisadora de comunicação, consumo e memória, e autora do livro “A Memória na Mídia: a evolução dos memes de afeto”

Programação:

Teatro Cásper Líbero

9h – Mesa de abertura e Lançamento do Site "Nomes da Pesquisa em Comunicação"

Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino (Cásper Líbero)

Prof. Dr. Rafael Grohmann (Cásper Líbero)

Profa. Dra. Claudiane Oliveira (UFBA)

10h – Memes e... Teorias da Comunicação? (ou: precisamos falar seriamente sobre memes)

Profa. Dra. Adriana Amaral (UNISINOS)

Prof. Dr. Viktor Chagas (UFF)

Profa. Dra. Monica Rebecca Ferrari Nunes (ESPM)

13h – Almoço

14h - Apresentação de trabalhos

Sala 15 Sessão 01: Memes e Questões Identitárias

Guilherme Martins Batista - Identidade e memes: comunidades emocionais em rede

Thais Godinho - Amo/Sou: trabalho, identidade e internet

Vanessa Puerta e Vinicius Riqueto - Do meme à vida real. Identidade, comunicação e cultura organizacional: estudo de caso da festa de confraternização da empresa Salesforce

Fernando Gonzalez - BLBLBLBLBL HA-HA-HA: o cantor Vitas e o potencial identitário dos memes

Fernanda Alcântara - O humor, meme e sarcasmo: um perfil de André Dahmer

Sala 16 Sessão 02: Memes, Comunicação e Relações de Poder

Roberta Brandalise - Memes, circulação de sentidos e relações de poder

Nina Ratti - Meme mia! Imitação e viralização nas eleições políticas italianas 2018

Maria Luisa Rodrigues - Como acontece a interação entre veículos jornalísticos e leitores no Facebook?

Rachel de Rosso Buzzoni - A prática de advocacy no seriado Homeland

Mireia Figueiredo - Como memes podem ser usados como método de ensino?

Sala 17 Sessão 03: Comunicação, Mídias e Gênero

Érica Azzellini – Ciberfeminismo

Gabriela Colicigno - Memes e a figura da fake geek girl

Camille Carboni - Como o desfile da estilista Maria Grazi Chiuri para a grife Dior se apropria do conceito 'feminismo' e o usa para se comunicar?

Julia Tiê -  Circulação dos sentidos de "menina" nos canais Bel para Meninas e Canal da Lelê

Larissa Bomfim - De que forma a mídia norte-americana constrói os discursos dos casos de assédio e violência contra a mulher em Hollywood?

17h - Encerramento

Público

Aberto a alunos e professores da graduação e da pós-graduação, profissionais de comunicação e público externo interessado no tema. Inscrições: Envie previamente um e-mail com seu nome completo, RG e a mesa de interesse (no período vespertino) para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.

Informações sobre créditos: Mestrandos interessados em obter 1 (um) crédito em seminário (equivalente a 8 horas de trabalho) devem se inscrever e participar da Mesa 1 (Abertura) e de mais 1 (uma) das mesas simultâneas do período vespertino, à sua escolha.