Informações Gerais

Local: YouTube e Microsoft Teams

Dias 23 e 24 de agosto (terça e quarta-feira), das 9h45 às 12h via YouTube e das 14h às 18h via Microsoft Teams.

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/2-seminario-jornalismo-contemporaneo-eleicoes-e-desinformacao__1680252

Descrição

O Grupo de Pesquisa Emancipa-Jor - Jornalismo Contemporâneo, Práticas de Emancipação Social na Cultura Tecnológica, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, realiza nos dias 23 e 24 de agosto de 2022 o “II Seminário Jornalismo Contemporâneo: Eleições e Desinformação”, com sessões de debate e apresentação de trabalhos on-line.

O evento deste ano aborda a desinformação e as eleições, colocando em foco o papel do jornalismo nesse contexto. As diversas pesquisas realizadas sobre jornalismo e desinformação em período eleitoral recente apontam para a ampla circulação de desinformação nas redes sociais, sobretudo em aplicativos como Whatsapp e Telegram, que se tornaram, segundo os relatórios de pesquisa divulgados pelo Instituto Reuters e a Universidade de Oxford, os canais de comunicação preferidos dos brasileiros, inclusive para acesso a notícias. Outros novos formatos de circulação de conteúdos, como os podcasts, também têm ganhado relevância no período pré-eleitoral.

São inúmeros os podcasts jornalísticos discutindo política, além dos candidatos que têm utilizado esse recurso. Até mesmo o Tribunal Superior Eleitoral está se valendo dessa ferramenta para combater a desinformação. Aliás, várias ações para combater a desinformação no período eleitoral têm sido adotadas neste ano, como incremento das ações das agências de checagem e editorias de veículos jornalísticos da grande imprensa e do jornalismo independente que investem na apuração da informação e na orientação sobre o que é confiável ou não; iniciativas voltadas a newsliteracy realizadas pelos jornais, entidades de pesquisa e pesquisadores, organizações não governamentais, até as big techs; e o Projeto de Lei n° 2630, de 2020 (Lei das Fake News) que ainda está em tramitação. Apesar disso, o potencial de circulação das informações falsas continua sendo excepcional nas eleições de 2022. Nesse cenário, quais são os desafios do jornalismo contemporâneo? O que aprendemos desde as eleições passadas? Quais estratégias adotar ou reforçar na cobertura jornalística durante as eleições? Como ampliar a credibilidade do jornalismo?

Confira a programação do evento

23 de agosto

9h45 às 12h - Roda de Conversa (via YouTube): Estratégias de enfrentamento da mídia jornalística e das agências de checagem contra a desinformação

Natália Leal, jornalista e CEO da Agência Lupa desde 2021