Local: Teatro Cásper Líbero

8h30 (manhã) e 19h30 (noite)

Descrição

A Ecofalante é uma ONG socioambiental fundada em 2003 que atua na área da cultura - em especial com cinema - e da educação. Seus projetos são desenvolvidos por meios de uma rede de parcerias e seu principal projeto é a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que ocorre todo ano em São Paulo e faz itinerâncias. A Ecofalante oferece a seus parceiros uma seleção de filmes nacionais e internacionais que incitam a reflexão e o debate sobre questões atuais da realidade brasileira e mundial. Busca-se assim, enriquecer o processo educacional em direção a formação cidadã do aluno. A proposta da Ecofalante é aberta. As atividades são construídas em conjunto com as instituições, levando em conta dinâmicas e projetos pedagógicos diversos e adaptando-se a diferentes realidades, ficando assim em sintonia e trazendo novos elementos agregadores ao trabalho já desenvolvido nas instituições.

Confira os filmes e debates que vão rolar 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental na Cásper:

Sessões:

KRENAK (filme de Rogério Corrêa, 2017, 74’)

Exibição seguida de debate com o diretor.

Mediação: Profa. Dr. Sandra Goulart.

A história da tribo indígena Krenak, de Resplendor, Minas Gerais, desde a declaração da 'guerra justa' pelo rei português Dom João VI em 1808, até o desastre ambiental no Rio Doce causado pela ruptura da barragem de minérios em Mariana, em 2015.

DEDO NA FERIDA (filme do Silvio Tendler, 2017, 90’)

Exibição seguida de debate.

Mediação: Prof. Dr. Márcio Rodrigo.

O filme trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos em um cenário onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social. Milhões de pessoas peregrinam em busca de melhores condições de vida enquanto a perversão do capital só aspira à concentração da riqueza em poucas mãos. Neste cenário de tensões sociais, artistas e intelectuais lutam para transformar o mundo, levantando temas como os fins dos direitos sociais, o desemprego, o mercado e o consumo. A arte se converte em ferramenta de mudança social provocando discussões que não interessam ao 1% mais rico.
Este filme foi o grande vencedor na categoria 'Longas' da Competição Latino-Americana na 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Público

Alunos dos 4 cursos da Faculdade e demais interessados em acompanhas as exibições Inscrições de externos: Envie previamente um e-mail com seu nome completo e RG para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.