Local: Sala Aloysio Biondi e Salas de Aula

26 a 28 de outubro

Conforme a programação

Descrição

O Grupo de Pesquisa Teorias e Processos da Comunicação, do Mestrado da Cásper Líbero, realiza de 26 a 28 de outubro seu 9º Seminário, intitulado “Diversidades Epistemológicas”. A palestra de abertura, na manhã do dia 26, será de Luiz Cláudio Martino, da Universidade de Brasília, e um dos principais pesquisadores em Teoria da Comunicação.

O objetivo do evento, intitulado “Teoria da Comunicação: diversidades epistemológicas”, é provocar uma reflexão sobre outras maneiras de pensar as teorias e as pesquisas em Comunicação. “A ideia é conhecer outros caminhos e propostas para pensar a Comunicação”, explica Luís Mauro Sá Martino, professor do Mestrado e responsável pelo Grupo de Pesquisa.

Podem participar do Seminário, com apresentação de trabalhos, alunas e alunos da graduação e do Mestrado, além de docentes da Faculdade. Para ver a chamada de trabalhos, clique aqui.

Para validade de crédito no Mestrado o participante deverá assistir 3 mesas; a seguir veja o que deverá ser considerado mesa:

1 MESA (independente se compareceu no período da manhã ou tarde)
26 de outubro de 2017, 8h às 12h (Sala Aloysio Biondi) / 14h às 15h30 (Sala de Aula)

2 MESAS 27 de outubro de 2017, 9h às 12h / 14h às 17h (Sala de Aula)

1 MESA 28 de outubro de 2017, 9h às 12h (Sala Aloysio Biondi)

Calendário:

Submissão dos resumos expandidos: até 17/10/17

Divulgação das sessões temáticas: 20/10/17

Apresentações: 27/10/17

26 de outubro, quinta-feira

SALA ALOYSIO BIONDI

8h30 – Recepção

9h – Abertura: “Estudar Teoria da Comunicação Hoje”

Palestrante: Prof. Dr. Luiz C. Martino (UnB)

Debatedora: Profa. Dra. Cilene Victor (Cásper Líbero

Mediador: Prof. Dr. Welington Andrade (Cásper Líbero)

11h – Lançamento do livro “Escritos de Epistemologia da Comunicação”, de Luiz C. Martino

SALAS DE AULA

14h – Encontro com alunos do Mestrado

Tema: A pesquisa em Teoria da Comunicação: unidades, diversidades

Prof. Luiz C. Martino

27 de outubro, sexta-feira

SALAS DE AULA

Mesa 1 – Stuart e Judith (9h às 10h20)

Moderação: Fernando Gonzalez

O circuito da cultura nas representações midiáticas da comunidade LGBT (Ciro Martins Pires de Oliveira)

A teoria é cisgênero? Reflexões teóricas sobre/com Amara Moira a partir da revista brasileira trip pra mulheres (Vivyane Garbelini Cardoso)

A Representação da Juventude em Revistas Femininas: uma Análise da Elle Brasil e Marie Claire Brasil (Camille Carboni e Larissa Bomfin)

Intervalo (20’)

Mesa 2 – Laurence e Jürgen (10h40 às 12h)

Moderação: Vivyane Garbelini Cardoso

A prática de advocacy no Brasil: análise de um grupo de apoio a migrantes (Rachel De Rosso Buzzoni)

Análise de conteúdo: diversidade epistemológica no universo comunicacional (Carolina L. Máximo)

Quadrinhos e Anos 10: a conexão entre Os Quadrinhos dos Anos 10, de André Dahmer, e a década que não queria acabar (Fernanda de Alcântara Pestana Bazan)

Intervalo (90’)

Mesa 3 – Cleusa e Margarida (13h30 às 14h20)

Moderação: Fernanda de Alcântara Pestana Bazan

WhatsApp: uma ferramenta de comunicação interna nas organizações (Yara Aparecida dos Santos)

Nine Box: os estigmas das caixas pretas (Alessandra Goulart)

Mesa 4 – Theodor e Pierre (14h20 às 15h10)

Moderação: Alana Claro

Couture Is An Attittude”: A Estética Comunicacional de Jeremy Scott na Moschino (Rafaela Artero do Nascimento)

Cultura entrelaçada: uma análise da autonomia teórica do campo social da música clássica frente à indústria cultural na contemporaneidade (Fernando Gonzalez)

Intervalo (20’)

Mesa 5 – Braga e Ferrara (15h30 às 17h30)

Moderação: Carolina L. Máximo

Enquadramento do sorrir como tentativa microcomunicacional (Fabíola Ballarati Chechetto)

A Epistemologia do Afeto em Cremilda Medina e Muniz Sodré (Guilherme Martins Batista)

Beleza vende limpeza? A estética da comunicação em propagandas de produtos não cosméticos (Vitória Prieto Amá)

Disposição familiar, análise comunicacional do conto La salud de los enfermos de Julio Cortázar (Alana Claro)

28 de outubro, sábado

SALA ALOYSIO BIONDI

9h – Debate sobre ensino e pesquisa em Teorias da Comunicação

Prof. Dr. Luiz C. Martino (UnB)

Profa. Dra. Roberta Brandalise (Cásper Líbero

Prof. Dr. Rafael Grohmann (Fiam / USP)

Público

Aberto a todos os alunos da Faculdade Cásper Líbero (graduandos, pós-graduandos, mestrandos), pesquisadores, profissionais da área e a demais interessados externos, mediante inscrição prévia. Inscrições Envie previamente, um e-mail com seu nome, RG, nome da instituição que representa, e as mesas de seu interesse para [email protected]. Feito isto, aguardar a confirmação de inscrição.