Local: Teatro Cásper Líbero

Descrição

A Faculdade Cásper Líbero, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, convida profissionais e estudantes de comunicação para a Conferência com Pascal Boniface sobre "A geopolítica do esporte".

Sobre a Conferência
André Malraux estava errado. O século XXI não será religioso antes de qualquer coisa: será desportivo. Entramos na era do esporte globalizado. O esporte tornou-se o novo campo de confronto - pacífico e regulado – dos Estados. É a forma a mais fácil de mostrar a bandeira, de ser um ponto no mapa do mundo e de existir aos olhos de todos.

Quando a globalização apaga as identidades nacionais, o esporte se torna o meio o mais eficaz para reunir a nação em torno de um projeto comum e unificador. Nesta "aldeia global" que se tornou o planeta, os campeões são os habitantes os mais conhecidos e os mais populares. Todo mundo já ouviu falar do Usain Bolt ou do Cristiano Ronaldo. Quem conhece o nome do Primeiro-ministro jamaicano ou português? Quem se lembra do nome do Presidente do Brasil em 1970? Enquanto o nome do Pelé está gravado para sempre na nossa memória.

O esporte hoje é então mais do que só esporte : é emoção, sensações, momentos de desespero, de alegria, de fraternidade, etc., mas também geopolítica, “soft power”. Enfim, um elemento essencial de resplendor para um Estado.

Observação: o evento contará com tradução simultânea.

Sobre Pascal Boniface

O Prof. Dr. Pascal Boniface é Diretor Fundador do Instituto Francês de Assuntos Internacionais e Estratégicos – (IRIS) de Paris. Ele é professor de relações internacionais no "Institut d'Etudes européennes" (Instituto de Estudos Europeus) na Universidade de Paris-8. Desde 1991, ele também é o Diretor da revista trimestral "La Revue internationale et stratégique" (revisão Internacional e estratégico) alem de ser o Editor de "L'Année stratégique" (Anuário Estratégico) desde 1985. O Prof.Dr. Pascal Boniface publicou ou editou mais de cinquenta livros que tratam de Relações Internacionais, publicou diversos artigos em revistas internacionais e deu muitas conferências na França e no Exterior. A dissuasão nuclear e desarmamento, a segurança Europeia, a Política Internacional Francesa, o desporto nas Relações Internacionais e também o conflito no Médio Oriente e seu impacto na França são suas temáticas prediletas. Ele também é um colunista do La Croix (França), La Vanguardia (Espanha) e Al Ittihad (Emirados Árabes Unidos). Pascal Boniface é membro da Comissão Nacional de Ética da Federação Francesa do Futebol (FFF) e também foi condecorado “Chevalier de la Légion d’honneur” e recebeu o “Prix Vauban” em 2011.

No âmbito das Olimpíadas deste ano, o Senhor Pascal Boniface vem ao Brasil para dar uma série de Conferências de grande público sobre “a geopolítica do esporte”. Ele já esteve em São Paulo em 2011 para dar várias palestras sobre “evoluções geopolíticas do mundo contemporâneo” e neste ano estará na Faculdade Cásper Líbero.

Público

Alunos de todos os cursos da Faculdade Cásper Líbero bem como convidados externos que queiram acompanhar a palestra.

Inscrições para o público externo
Envie previamente, um e-mail com seu nome, RG e nome da instituição que representa para: [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de inscrição.