Informações Gerais

<span style="color: #000000">18/03/2015</span>

Realização: Coordenadoria de Pós-Graduação e Coordenadoria de Jornalismo
Parceiro: Consulado Geral da França

‘A liberdade de expressão e o Charlie Hebdo’ será o tema da Aula Magna ministrada pelo sociólogo francês Dominique Wolton na Faculdade Cásper Líbero.

Recentemente o polêmico episódio tomou os noticiários do mundo: em 7 de janeiro de 2015 um atentado terrorista atingiu o jornal satírico francês Charlie Hebdo, em Paris, e resultou em doze pessoas mortas e cinco feridas gravemente. Entre as vítimas, parte da equipe do jornal, além de dois oficiais da policia nacional francesa. Motivado por um protesto contra a edição “Charia Hebdo”, que ocasionou revolta no mundo islâmico o atentado levantou uma discussão que ultrapassou as fronteiras da França: Afinal, quais são os limites para a liberdade de expressão? Centenas de personalidades e anônimos manifestaram seu repúdio ao ataque orquestrado contra o jornal e a frase “Je suis Charlie” espalhou-se pelo mundo na velocidade das redes sociais como um sinal comum para manifestar a solidariedade contra os ataques e em favor da liberdade de expressão.

Formado em direito e pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris, doutor em sociologia, Dominique Wolton é atualmente Diretor de Pesquisa do C.N.R.S. Dirige o laboratório “Informação, comunicação e objetivos científicos” desde 2000.

Criou e dirige a Revista internacional “Hermès” desde 1998. Também dirige também a coleção “Comunicação”, por ele criada em 1998. É membro do Conselho de Administração do Grupo France Télévision e de France II, membro da Comissão francesa da UNESCO e Presidente do Conselho de Ética publicitária.

Sua área de pesquisa concentra-se, em inúmeros estudos, na análise das relações entre cultura, comunicação, sociedade e política. Depois de ter escrito muito sobre a mídia, a comunicação política, a Europa e a Internet, atualmente ele estuda as consequências políticas e culturais da globalização da informação e da comunicação. Para Dominique Wolton, a informação e a comunicação são um dos desafios políticos mais importantes do século XXI e a convivência cultural deve ser imperativamente construída, como condição para a terceira globalização.

O evento contará com tradução simultânea.

Público

Alunos de graduação dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero bem como convidados externos que queiram aprofundar-se na discussão sobre o tema.

As inscrições para público externo estão encerradas. O evento será transmitido online via Hangout.