Aula Magna de Jornalismo 2015

Inscrições encerradas. Para mais informações envie um e-mail para [email protected] ou ligue para 3170-5910 / 3170-5911

Informações gerais

Teatro Cásper Líbero - 1º andar
Data

12/03/2015

Horários

8h30 e 19h30

Descrição

Marcando o início do ano letivo a Aula Magna de Jornalismo 2015 será realizada no dia 12 de março, no Teatro Cásper Líbero. Mantendo a tradição em convidar renomados profissionais do mercado jornalístico o curso promove o evento com a participação de 3 grandes nomes: André Caramante (Ponte.Org), Claudia Belfort (especialista em conflitos do oriente médio) e Dácio Nitrini (Diretor de Jornalismo da TV Gazeta). A mediação do evento ficará a cargo da professora Helena Jacob, coordenadora do curso.

André Caramante é repórter investigativo. Atua com ênfase na área da Segurança Pública e dos Direitos Humanos. Trabalhou no Grupo Folha de S.Paulo por 14 anos e meio (Folha de S.Paulo, Agora SP e Notícias Populares), e também no Diário Popular. Denunciou a existência de sete grupos de extermínio formados por policiais e ex-policiais. Entre 2002 e 2013, escreveu sobre cultura hip hop para o Agora SP. É autor do livro-reportagem “Aqui Dentro – Páginas de Uma Memória: Carandiru”. Em 2012, ganhou a 16ª edição do Prêmio Santo Dias. Em 2013, a Presidência da República concedeu-lhe o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, a mais alta condecoração brasileira na área de direitos humanos

Claudia Belfort é jornalista é pós-graduada em filosofia, jornalismo, administração, e especializada em conflitos do oriente médio como fellow do Instituto Histadrut, de Israel. Foi repórter da Rádio Clube (PE), TV Jornal do Commércio/SBT, Diário de Pernambuco e Veja. Como diretora de comunicação da ONG de preservação ambiental SPVS recebeu o Prêmio Nacional de Ideias Inovadoras em Mobilização de Recursos, promovido pela Ashoka, organização mundial de apoio a empreendedores sociais. Foi editora-chefe da Gazeta do Povo (PR) e do Jornal da Tarde (SP); editora-chefe de conteúdos digitais de O Estado de S. Paulo. É autora do livro “Aqueronte, o Rio dos Infortúnios”.

Dácio Nitrini nasceu em São Paulo (SP), no dia 11 de dezembro de 1951 e graduou-se em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em 1981.
Foi repórter no Estado de S.Paulo (SP) e na TV Globo (SP) onde também foi editor do programa Globo Repórter. Esteve na Folha de S.Paulo (SP) entre os anos de 1980 e 1988, atuando como editor de Cidades, secretário de Produção, secretário de Redação, chefe da Agência Folhas e repórter especial. Chefiou a equipe que fez as coberturas da Campanha Diretas-Já.
Na Faculdade Cásper Líbero, instituição na qual se formou, atuou como professor, entre 1985 e 1986.

Em 1988, foi para a TV SBT (SP), onde integrou o grupo que fortaleceu o Telejornalismo na emissora. Permaneceu na rede até 1997, onde atuou como editor-chefe adjunto e diretor executivo do TJBrasil. Na Rede Record trabalhou entre os anos de 1997 e 2005 período em que foi executivo do Jornal da Record e diretor do programa semanal de entrevistas Passando a Limpo. Organizou e dirigiu debates eleitorais para a Prefeitura da Cidade de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo e a Presidência da República. Atualmente é diretor de Jornalismo da TV Gazeta (SP).

Público

Alunos do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e demais interessados da comunidade acadêmica.

Inscrições para público externo: Envie previamente, um e-mail com seu nome, RG, curso e nome da instituição que representa para: [email protected] Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.