Local: Teatro Cásper Líbero

6 de março (terça-feira) de 2018

Manhã e Noite (Horários de Aula)

Descrição

O curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero recebe como convidados de suas Aulas Magnas Ivan Teixeira - Produtor Executivo (Criação e vendas de projetos para cinema, TV e streaming) no período da manhã além da dupla de roteiristas de novelas da TV Globo Duca Rachid e Thelma Guedes que irá conversar com os alunos do período da noite.

Ivan Teixeira nasceu no Brasil e se formou em Economia. Depois de trabalhar por algum tempo no mercado financeiro, mudou os rumos de sua carreira para entrar na indústria cinematográfica. Decidiu estudar na UCLA, em Los Angeles, para se tornar produtor executivo de longas-metragens. Ivan produziu muitas produções brasileiras altamente aclamadas, como "Tainá 2", dirigido por Mauro Lima. Ele também produziu, "Lisbela e o Prisioneiro" dirigido por Guel Arraes, que também foi nomeado para Premio Grande Cinema Brasil (Prêmios do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, incluindo "Best Film", "Melhor Diretor", "Melhor Roteiro Adaptado" .

Produções internacionais - Brentam Frasier, Scott Glen e Mos Def e "The Expendables", dirigida por Silvester Stallone, estrelado por Stallone, Jet Li, Jason Statham e Bruce Willis. Junto com os recursos acima mencionados, Ivan também trabalhou como produtor de vários filmes e documentários internacionais, alguns exemplos são "Movimento Brasil" (Movimento Brasil), para Brahma Beer USA, "Pure Spirit of Brasil" para Sagatiba / Saatchi & Saatchi em Londres e comerciais como "Jump" para Nike shot na China, dirigido por Fernando Meirelles, Land Rover, Coca-cola, etc. Ivan foi o produtor de linha do longa-metragem "Ensaio sobre a Cegueira" de Fernando Meirelles, estrelado por Juliane Moore, Mark Ruffalo e Gael Garcia Bernal. Para TV produziu a série "Missão: Pet" para NatGeo, "backtrack" para VH1, "Nazi Hunters", Through the Wormhole "para Discovery Science, Ivan escreveu e produziu a temporada 1 com 13 episódios para a FashionTV Brasil. Ivan Teixeira é um dos mais prestigiados profissionais do Brasil, especializada na produção de longa-metragens, particularmente no departamento internacional. Ele mora em São Paulo, Rio e Los Angeles.

Thelma Guedes é escritora de livros e autora de telenovelas brasileira. Vive em São Paulo há mais de trinta anos e é formada em Letras e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Roteirista da TV Globo desde 1997, escreveu para diversos programas, entre eles o “Sítio do Picapau Amarelo”. Colaborou nas telenovelas “Vila Madalena”, de Walther Negrão; “Esperança” (segunda fase); “Chocolate com Pimenta” e “Alma Gêmea”, ambas de Walcyr Carrasco

Entre 2006 e 2007 escreveu, em parceria com Duca Rachid, uma adaptação da novela “O Profeta”, de Ivani Ribeiro, para o horário das 18 horas.

Em 2009 foi ao ar a primeira novela de Thelma Guedes com roteiro original, novamente em parceria com Duca Rachid, pela Rede Globo, “Cama de Gato”

Em 11 de abril de 2011, estreou a novela “Cordel Encantado”,  terceira colaboração das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, e contou com a direção de Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Ricardo Waddington.

Entre 2013 e 2014, escreveu com Duca Rachid a novela “Joia Rara”.

Maria do Carmo Rodrigues Rachid, mais conhecida pelo nome artístico Duca Rachid (Mogi das Cruzes, 1962), é jornalista e escritora brasileira de telenovelas. É formada em Jornalismo pela PUC-SP.

Estreou na carreira televisiva em Portugal, onde começou escrevendo um programa infantil. Foi colaboradora de Walcyr Carrasco em “O Cravo e a Rosa” e “A Padroeira”. Em 2005, escreveu junto a Julio Fischer e Alessandro Marson a 5ª temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”, primeira a ser escrita em formato de novela. Adaptou no ano de 2006, ao lado de Thelma Guedes a novela das seis, “O Profeta”, uma nova versão da telenovela de Ivani Ribeiro.

É autora, junto com Thelma Guedes, das novelas “Cama de Gato” (2008), “Cordel Encantado” (2011) e “Joia Rara” (2013). Em 2016, supervisionou Manuela Dias (que colaborou em Cordel Encantado e Joia Rara), na minisérie Ligações Perigosas, exibida na faixa das 23h.

Alunos do curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero.