Local: Teatro Cásper Líbero

Dias 23 e 28 de março de 2016

Dia 23, das 10h às 11h30, e dia 28, das 19h30 às 22h

Descrição

Dando boas-vindas aos calouros e abrindo o semestre letivo de Rádio Televisão e Internet, as Aulas Magnas de RTVI trazem nomes de peso como convidados. São eles: o diretor de TV Mauro Mendonça Filho e o cineasta Pedro Morelli.

Na manhã de 23/3 o Teatro Cásper Líbero recebe Mauro Mendonça Filho para um bate papo com veteranos e calouros do curso. Já na noite de 28/3 o evento começa com a exibição do longa metragem Zoom (2015) seguido de uma conversa com o diretor e cineasta Pedro Morelli.

Sobre Mauro Mendonça Filho
Mauro Mendonça Filho é filho do casal de atores Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça.

Tem formação em comunicação, Cinema, Artes Dramáticas e Direção de Teatro, o que lhe rende a versatilidade de atuar como diretor de teatro, cinema e televisão. Em 1984, ingressou na TV Globo, como editor, na novela "Partido Alto", de Aguinaldo Silva e Glória Perez.

Começou como assistente de direção da novela “Vale Tudo”, de Gilberto Braga em 1988. Dois anos depois, já assinava como diretor a minissérie ‘A.E.I.O. Urca’. Em 1995, assinou a primeira direção geral, no especial "A Comédia da Vida Privada".

Desde o começo de sua carreira na televisão, participou da concepção de trabalhos como "O Dono do Mundo", "Renascer", "Memorial de Maria Moura", "Toma Lá Dá Cá" e "Negócio da China".

No teatro, assina a direção dos espetáculos: "Deus", de Woody Allen (1998); "O Submarino", de Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella (1998); "A Megera Domada, de William Shakespeare (2000); "No Retrovisor", de Marcelo Rubens Paiva (2002); e "Renato Russo", de Daniela Pereira de Carvalho (2007).

Em 2014 foi promovido de diretor de novelas a diretor de núcleo.

Sobre Pedro Morelli
Pedro Morelli se formou em Audiovisual da Universidade de São Paulo, onde se especializou em sonoplastia e direção cinematográfica. Em 2009, complementou sua formação no Maine Media College, escola americana de fotografia para cinema. Apaixonado pela linguagem narrativa audiovisual, Pedro tem focado seu trabalho até hoje em projetos de ficção.

Pedro criou e fez a direção geral da série de TV “Contos do Edgar”, que adapta as estórias de Edgar Allan Poe para a realidade brasileira contemporânea, e foi transmitida pela Fox. Entre os cinco episódios da série, Pedro assina a direção de três, entre eles o primeiro episódio, que teve a maior de audiência já registrada entre estreias de séries brasileiras na TV a cabo.

O longa metragem “Entre Nós”, que ele co-dirigiu com seu pai Paulo Morelli, foi premiado no Festival do Rio e no Festival de Manaus, entrou em competição oficial do Festival de Roma e no Festival de Havana.
No momento Pedro conclui a direção de seu primeiro longa-metragem solo. O projeto se chama Zoom e foi filmado em 2014. Trata-se de uma co-produção internacional entre Brasil e Canadá. O filme, uma comédia sarcástica, foi rodado em ambos os países e falado em inglês e português.