Informações Gerais

Do dia 23 de junho ao dia 2 de agosto.

Descrição

O Grupo de Pesquisa Emancipa-Jor - Jornalismo Contemporâneo, Práticas de Emancipação Social na Cultura Tecnológica, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero realiza nos dias 23 e 24 de agosto de 2022 o “II Seminário Jornalismo contemporâneo: eleições e desinformação”, com sessões de debate e apresentação de trabalhos on-line.

O evento deste ano aborda a desinformação e as eleições, colocando em foco o papel do jornalismo nesse contexto. As diversas pesquisas realizadas sobre jornalismo e desinformação em período eleitoral recente apontam para a ampla circulação de desinformação nas redes sociais, sobretudo em aplicativos como Whatsapp e Telegram, que se tornaram, segundo os relatórios de pesquisa divulgados pelo Instituto Reuters e a Universidade de Oxford, canais de comunicação preferidos dos brasileiros, inclusive para acesso a notícias. Outros novos formatos de circulação de conteúdos, como os podcasts, também têm ganhado relevância no período pré-eleitoral.
São inúmeros os podcasts jornalísticos discutindo política, além dos candidatos que têm utilizado esse recurso. Até mesmo o Tribunal Superior Eleitoral está se valendo dessa ferramenta para combater a desinformação. Aliás, várias ações para combater a desinformação no período eleitoral têm sido adotadas neste ano, como incremento das ações das agências de checagem e editorias de veículos jornalísticos da grande imprensa e do jornalismo independente que investem na apuração da informação e na orientação sobre o que é confiável ou não; iniciativas voltadas a newsliteracy realizadas pelos jornais, entidades de pesquisa e pesquisadores, organizações não governamentais, até as big techs; e o Projeto de Lei n° 2630, de 2020 (Lei das Fake News) que ainda está em tramitação. Quais são os desafios do jornalismo contemporâneo nesse cenário? Apesar disso, o potencial de circulação das informações falsas continua sendo excepcional nas eleições de 2022. Nesse cenário, quais são os desafios do jornalismo contemporâneo? O que aprendemos desde as eleições passadas? Que estratégias adotar ou reforçar na cobertura jornalística durante as eleições? Como ampliar a credibilidade do jornalismo?

Serão aceitos resumos expandidos de pesquisas e relatos de experiências com as seguintes temáticas:

- Cobertura jornalística das eleições: novos formatos e narrativas
- Estratégias do jornalismo para o enfrentamento da desinformação nas redes sociais
- O papel do jornalismo na democracia e o cenário da desinformação
- A percepção do/a eleitor/a sobre a cobertura do jornalismo durante as eleições
- Agências de checagem e seu papel na cobertura jornalística do processo eleitoral
- Jornalismo político na mídia tradicional e mídia alternativa

FORMATO DOS RESUMOS EXPANDIDOS:

Os interessados em realizar apresentações orais no Seminário devem submeter à análise prévia um resumo expandido de 800 a 1200 palavras. O documento deve conter: Título; dados do autor; palavras-chave; e texto contendo tema, objetivo, características/metodologia do estudo ou relato de experiência, principais resultados, reflexões e conclusões e referências bibliográficas ou documentais, seguindo as normas ABNT. O resumo (salvo como Resumo_sobrenomedoautor.docx) deve ser inserido no template disponível aqui e inscrito neste link.

Após a avaliação dos resumos, os trabalhos selecionados serão organizados nas sessões para apresentação oral de 15 a 20 minutos, conforme detalhes que serão divulgados posteriormente. Os resumos expandidos serão reunidos em publicação com ISBN.

CALENDÁRIO:

• Envio resumos expandidos: de 23/6 a 2/8/2022
• Aceites: de 3 a 5/8/2022
• Divulgação da data e ordem de apresentação: até 6/8/2022
• Apresentação 23 e 24/8/2022

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

A apresentação de trabalhos está aberta a pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área de Jornalismo/Comunicação. Cada autor pode apresentar um trabalho como autor único e um segundo trabalho como coautor. Os trabalhos não podem ter mais de cinco autores.

Interessados no tema.