Buscar eventos por:

Compartilhe

Chamada de trabalhos acadêmicos – Seminário Jornalismo Contemporâneo no Contexto da Desinformação

Informações gerais

Live – via plataforma Microsoft Teams
Data

Dias 18 e 19 de agosto, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Descrição

O Grupo de Pesquisa Emancipa-Jor - Jornalismo contemporâneo, Práticas de Emancipação Social na Cultura Tecnológica, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero e pertencente à RNCD - Rede Nacional de Combate à Desinformação, em parceria com a ABPCOM - Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã, abre chamadas para trabalhos acadêmicos e relatos de experiências a serem apresentados no Seminário Jornalismo contemporâneo: credibilidade no contexto da desinformação, evento online que será promovido nos dias 18 e 19 de agosto de 2021.

O Seminário pretende discutir os desafios do jornalismo contemporâneo no cenário de desinformação. A credibilidade do jornalismo profissional na contemporaneidade tem sido foco de debate já há algum tempo, mas o contexto da pandemia de Covid-19 trouxe novos elementos para a reflexão. Dominado nos últimos anos pelo cenário da desinformação e pela contestação aos seus processos e narrativas, o jornalismo, em face da pandemia de Covid-19, deu sinais de recuperação de parte da credibilidade perdida. A pesquisa do Datafolha Grau de confiança das instituições (2020) mostrou que "as TVs lideravam a métrica de confiança com 61%. O meio jornal obteve 56% e os jornalísticos radiofônicos 50%. Os canais menos confiáveis estão nas redes sociais. A rejeição ao WhatsApp como fonte chega a 58% e ao Facebook a 50%”. Pesquisa do PoderData (2020) também indicou que "3/4 da população brasileira confia em algum nível nas notícias publicadas pela imprensa. Desses 75%, no entanto, só 20% afirmam que as notícias são 'muito confiáveis' e a maioria dos entrevistados (55%) disse que as informações coletadas na mídia são “mais ou menos confiáveis“.

Dessa forma, o desafio, hoje, é tentar entender as contribuições do jornalismo contemporâneo, na sua perspectiva pedagógica e como forma de conhecimento do mundo, no contexto complexo da desinformação e em meio a uma pandemia que se amplia tragicamente por decisões políticas equivocadas e comportamentos polarizados e dissonantes com as orientações das autoridades de saúde mundiais. Assim, o Seminário Jornalismo contemporâneo: credibilidade no contexto da desinformação pretende discutir os desafios do jornalismo nesse cenário de desinformação e pandemia, abrangendo os seguintes temas, que podem ser tratados nos trabalhos a serem apresentados, sejam pesquisas ou relatos de experiências:

  • Credibilidade no jornalismo contemporâneo
  • Jornalismo e educação midiática
  • Agências de checagem e seu impacto no cenário da desinformação
  • Jornalismo especializado em ciência em tempos de pandemia
  • Novas práticas e novos formatos no jornalismo contemporâneo
  • Contribuições do jornalismo independente: pautas e parcerias com a mídia tradicional

Para a apresentação no Seminário, os trabalhos serão agrupados pelas temáticas acima.

Formato

Para que possam ser aprovados para a apresentação oral no seminário, os interessados devem apresentar um resumo expandido entre duas a cinco páginas. O documento deve conter: Título; dados do autor; palavras-chaves e texto que inclua o tema central; objetivo; características do estudo ou relato de experiência; enfoque; principais resultados, reflexões e conclusões, além das referências bibliográficas ou documentais, seguindo as normas ABNT. O resumo (salvo como Resumo_sobrenomedoautor), salvo em .doc (arquivo do Word), deve enviado anexo à ficha de inscrição (que pode ser baixada aqui).

O template para a inserção do resumo expandido da comunicação científica ou do relato de experiência deve ser obtido ao clicar aqui.

Após a avaliação dos resumos, os trabalhos selecionados serão organizados nas sessões para apresentação oral de 15 a 20 minutos, conforme programação que será divulgada posteriormente. Os resumos expandidos serão reunidos em publicação com ISBN.

Datas

Envio resumos expandidos Inscrições prorrogadas até 26/7
Aceites De 21 a 28/7
Divulgação das sessões de apresentação Até 30/7
Apresentação 18 e 19/8

Condições de participação

A apresentação de trabalhos está aberta a pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área de Jornalismo/Comunicação. Cada autor pode apresentar um trabalho como autor único e um segundo trabalho se consta com autor secundário. Os trabalhos não podem ter mais de cinco autores.

Coordenação

Profa. Dra. Marli dos Santos (PPGCOM - Faculdade Cásper Líbero)

Profa. Dra. Monica Caprino (Emancipa-Jor)

Público

Estudantes da Graduação, Pós-Graduação e interessados no tema.