Buscar eventos por:

Clube de Leitura Cásper: Pantagruel e Gargântua, de François Rabelais

Microsoft Teams

Dias 29/6 e 13/7 (terças-feiras), das 20h às 22h, via Microsoft Teams

Nos dias 29 de junho e 13 de julho, o Clube de Leitura Cásper realizará encontros virtuais abertos a alunos, ex-alunos e interessados em geral em ler e debater obras de referência na história da literatura em geral. O livro abordado nessa ocasião será Pantagruel e Gargântua, de François Rabelais, e contará com a exposição oral do professor titular de Língua Portuguesa e Diretor da Faculdade Cásper Líbero, Welington Andrade, doutor em Letras pela USP. É um dos autores da "História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas" (Editora Perspectiva/Edições Sesc-SP, 2013) e do prefácio de "Viagem magnética", de Décio Pignatari (Ateliê Editorial, 2014). Organizou o livro "Imagens da era Vargas: artigos, fábulas e memórias" (Sesc-SP, 2004) e coordenou a coleção "Clássicos Adaptados", da Editora Larousse do Brasil (2005-2006).

Nesses encontros, pretende-se fazer com que os participantes entrem em contato vertical com grandes textos literários, não somente explorando suas possibilidades estilísticas e formais, como também sua dimensão cultural, filosófica, ética e política. Afinal, os autores de prestígio aliam os usos e desusos da linguagem a uma vibração espiritual que ultrapassa os limites da própria obra – o que nos leva a concordar com a ideia de que criações feitas de papel e tinta, imaginação e observação, também nos ajudam a compreender o mundo. Na literatura, a vida constitui objeto de indagação e ressignificação contínuas, e a tensão eu/outro se exprime de maneira ativa, levando o leitor a rever a consistência de seus gostos e de seus valores e a entrar em crise com o mundo da linguagem e com os grandes acordos firmados em torno dos significados. Cada encontro terá o desafio de mostrar que ler um clássico, para além de entretenimento, é também um fecundo exercício de ser e de estar no mundo.

CLUBE DE LEITURA CÁSPER: PANTAGRUEL E GARGÂNTUA, DE FRANÇOIS RABELAIS

Um clássico sem casaca. Assim podemos definir a história dos gigantes mais famosos da literatura mundial. Iconoclasta, desabrido e muito engraçado, Pantagruel e Gargântua merece toda a atenção dos leitores modernos, não somente pelo diálogo ativo que estabelece com a cultura greco-latina de que somos tributários, como também pelas possibilidades de prospecção até nós, seja pela impagável crítica à obtusidade, seja pela defesa do riso como antídoto contra a ignorância e obscurantismo. Cada encontro tratará especificamente de um romance, segundo a ordem de publicação: Pantagruel, no dia 29 de junho; e Gargântua, no dia 13 de julho.

Datas: 29/6 e 13/7 (terças-feiras), das 20h às 22h

Edição recomendada: RABELAIS, François. Pantagruel e Gargântua. Organização, tradução, apresentação e notas por Guilherme Gontijo Flores. São Paulo: Editora 34, 2021. (Ilustrações de Gustave Doré). (Obras Completas de Rabelais – 1)

Periodicidade: Entre mensal e bimestral

Dinâmica:

a. Cada obra será analisada em dois encontros de duas horas cada, com intervalo quinzenal entre eles;
b. Nos primeiros 90 minutos, o Prof. Welington Andrade faz a apreciação crítica da obra; a meia hora final é reservada para perguntas e debate;
c. Embora os conteúdos apresentados nos dois encontros sejam progressivos, é possível participar de somente um deles.

Inscrições: Gratuitas

Após realizar a inscrição, você receberá uma confirmação por e-mail e demais orientações.

Alunos, ex-alunos e interessados pelo tema