Buscar eventos por:

Compartilhe

Colação de Grau Oficial ONLINE – Turmas 2020

Informações gerais

Microsoft Teams
Data

15 de março de 2021 (segunda-feira), às 19h, para o curso de Rádio, TV e Internet
16 de março de 2021 (terça-feira), às 19h, para o curso de Relações Públicas
17 de março de 2021 (quarta-feira), às 19h, para o curso de Publicidade e Propaganda
18 de março de 2021 (quinta-feira), às 19h, para o curso de Jornalismo

Descrição

 

Em virtude da pandemia de Covid-19, a Colação de Grau oficial e festiva, realizada presencialmente, reunindo todos os cursos da Graduação, de forma gratuita, só acontecerá em momento oportuno no futuro com condições sanitárias para realização de eventos presenciais no formato tradicionalmente desenvolvido.

No intuito de garantir que a emissão de Certificados aos formandos das turmas de 2020 não seja comprometida, teremos Colações de Grau por curso no formato online/live, conforme calendário que segue, transmitido a todos por meio da plataforma Microsoft Teams. Cada aluno concluinte receberá em seu e-mail da Cásper (@al.casperlibero.edu.br) o convite/link para que acesse o evento e possa acompanhar a atividade. Os familiares e amigos interessados a prestigiar os formandos poderão assistir à live pelo link de cada curso disponível nesta página no dia do evento.

Após a cerimônia virtual, os alunos que estiveram conectados durante o evento e participaram da Outorga de Grau (Juramento) poderão retirar gratuitamente seu Certificado na Faculdade (Teatro Cásper Líbero – 1º andar, conforme cronograma a seguir; após essas datas, a retirada acontecerá na Secretaria de Atendimento), apenas o formando está autorizado a retirar o documento.

Data da Colação por Curso Data da retirada do Certificado
Via Microsoft Teams Teatro Cásper Líbero – 1º andar
15/03/2021 (segunda), 19h, RTVI 16 a 23 de março, 9h às 20h
16/03/2021 (terça), 19h, RP 17 a 24 de março, 9h às 20h
17/03/2021 (quarta), 19h, PP 18 a 25 de março, 9h às 20h
18/03/2021 (quinta), 19h, JO 19 a 26 de março, 9h às 20h

 

Aqueles alunos que não puderem aguardar até março podem solicitar à Secretaria de Registros Acadêmicos uma cerimônia particular antecipada apresentando para análise uma devida justificativa da necessidade de antecipação (não há garantia de que todas solicitações serão atendidas).

Em caso de dúvidas sobre a Colação de Grau, entre em contato com o Centro de Eventos pelo e-mail [email protected]. Em caso de dúvidas sobre situação acadêmica ou eventuais pendências acadêmicas com a Faculdade, faça contato com a Secretaria de Registros Acadêmicos pelo e-mail [email protected].
Vista o seu melhor sorriso, compartilhe o link da cerimônia e convide todos para a celebração!

 

Tire suas dúvidas sobre a Colação

 

1. O que é colação de grau?

É o ato institucional que confere grau acadêmico ao estudante concluinte do ensino superior. Na colação de grau, você se torna graduado e recebe oficialmente o direito de exercer sua profissão. O ato é sempre público, de caráter obrigatório, segue o Regulamento da Instituição e é formalizado com a assinatura da Ata de Colação de Grau e a entrega do Certificado de Conclusão de Curso.

 

2. Como faço para acompanhar minha situação acadêmica e saber se tenho alguma pendência que impeça a participação na cerimônia?

Para avaliar se está com situação regular (ENADE, atividade complementar, documentos, etc.), o aluno deve entrar em contato com a Secretaria de Registros Acadêmicos (3170-5854, 3170-5852, 3170-5982 ou [email protected]) com a devida antecedência para resolver eventuais pendências.

 

3. Me formei em anos anteriores e não compareci à colação de grau oficial da minha turma, posso participar dessa?

Depende. A colação de grau é apenas para os formandos que concluíram efetivamente o curso. Entre em contato com o Registros Acadêmicos para avaliar sua situação.

 

4. Haverá custo para o aluno participar da Cerimônia de Colação de Grau?

Não haverá custo para o aluno, trata-se de um evento gratuito.

 

5. De que forma posso participar na composição do roteiro do evento?

O formando poderá votar na escolha do Patrono da Turma (1 professor para todos os cursos), dos Paraninfos (4 professores, 1 por curso) e do Orador da Turma (dentre os 3 alunos mais votados por curso, a Coordenadoria irá escolher o Orador para discursar no evento). Toda votação será conduzida pela Comissão de Formatura formada por alunos que está organizando o Baile.

 

6. Sou obrigado a participar da cerimônia?

O ato de colação de grau é obrigatório para obtenção do Certificado, desta forma nenhum aluno está dispensado da solenidade.

 

7. Qual o tempo estimado de duração da cerimônia?

A organização do evento está trabalhando para que a cerimônia não passe de 1h30 de duração. Para que ela comece impreterivelmente às 19h, dependemos que os alunos estejam conectados antecipadamente — a sala estará disponível a partir das 18h.

 

8. Como será o evento? Qual o momento crucial em que devo estar conectado?

De forma breve, o evento contará com os discursos da Direção, da Coordenação de curso, do Patrono da turma, do Paraninfo de curso e do Orador da turma; depois seguimos para o juramento e outorga de grau e finalizamos com a chamada nominal dos formandos. Todos os momentos são relevantes mas é crucial que o formando esteja conectado no momento do juramento, a lista de presença gerada nesta etapa é que irá orientar a entrega dos Certificados.

 

9. Quais as funções dentro da Colação de Grau?

O patrono da turma é aquele professor eleito por todas as turmas, admirado pelos formandos por algum feito ou causa defendida.
A escolha do paraninfo é uma forma de homenagear os professores, por curso, por seu saber acadêmico ou pelo padrão de referência na respectiva área de atuação.
Para representar todos os colegas temos o Orador, discurso feito por um formando em que se espera de forma emotiva refletir e interpretar as vontades e aspirações futuras da turma.
E o juramentista, formando que terá a honra da leitura do juramento, acompanhado pelos colegas que o acompanham repetindo as frases conforme são citadas, reforçando publicamente o compromisso social com a sua atuação na profissão.