Local: Teatro Cásper Líbero – 1º andar

7 de abril (sexta-feira)

Descrição

No próximo dia 7 de abril, sexta-feira, o Teatro Cásper Líbero será palco para o seminário Contar histórias do futuro: diálogos sobre o jornalismo e a tecnologia* que discutirá o papel do jornalismo em meio às mudanças sociais, políticas, e culturais decorrentes da expansão da tecnologia e da internet.

Através de diálogos entre convidados nacionais e internacionais, o evento buscará situar os atuais desafios na produção e disseminação de informações jornalísticas e na investigação a respeito de novos conflitos sociais, políticos e econômicos inscritos em recentes inovações tecnológicas. As mesas tratarão de temas como "efeito bolha", notícias falsas, polarização nas redes, inteligência artificial e algoritmos.

* O seminário contará com tradução simultânea, e todos interessados que necessitarem do serviço poderão solicitar o empréstimo dos equipamentos necessários, desde que esteja com um documento de identificação original em mãos para a retirada.
Confira a programação do evento:

Abertura:

Dennys Antonialli - InternetLab

Helena Maria Afonso Jacob – Faculdade Cásper Líbero
1ª mesa - Novas histórias, velhos conflitos? Segurança, vigilância e sua cobertura

Mediação:

Francisco Brito Cruz - InternetLab

Participantes da mesa:

Kim Zetter - Wired

Reem Al Masri - 7iber

Claudia Bredarioli – Faculdade Cásper Líbero
2ª  mesa - Um futuro mediado pela tecnologia: algoritmos e seus desafios

Mediação:

Ana Maria Brambilla – Faculdade Cásper Líbero

Participantes da mesa:

Jeff Larson - ProPublica e indicado ao Pulitzer

Mariana Valente - InternetLab

Leandro Beguoci – Nova Escola

Conheça Kim Zetter

Kim Zetter é uma premiada jornalista estadunidense especializada na cobertura de políticas de tecnologia. Foi repórter sênior da revista Wired, onde cobriu cibercrime, privacidade e segurança em centenas de artigos. Foi finalista do prêmio Investigative Reporters and Editors por sua reportagem sobre o sistema eletrônico de votação dos EUA, em 2004. Também contribuiu para o Los Angeles Times, o San Francisco Chronicle, o Jerusalem Post, a PC World, a NPR e a CNN.

Saiba mais sobre Jeff Larson

Jeff Larson é desenvolvedor de projetos de tecnologia na ProPublica, agência de notícias sem fins lucrativos que produz jornalismo investigativo para o interesse público. Foi vencedor do Prêmio Livingstone em 2011 e finalista do Prêmio Pulitzer em 2016, conjuntamente com a equipe da ProPublica. Recentemente Larson tem escrito sobre inteligência artificial, algoritmos e seu impacto no debate público.

Público

Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), bem como demais interessados no tema. Inscrições: Envie previamente, um e-mail com seu nome, RG e nome da instituição que representa para: [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de inscrição.