Local: Teatro Cásper Líbero (1º Andar)

25 de outubro (terça-feira) de 2016

Descrição

No dia 25 de outubro, a Faculdade Cásper Líbero realizará o evento Documentário Expandido / Um mergulho no filme-ensaio, docweb, documentário imersivo e outras modalidades transmídia, nele será debatido as vertentes do documentário a partir da década de 1990. Abordando as transformações drásticas que transformaram o documentário, e suas variantes, em uma das melhores ferramentas para enfrentar os desafios sociais e culturais de uma realidade cada vez mais complexa.

O evento contará com a presença de Josep M. Català, bacharel em “História Moderna e Contemporânea” pela Universidad de Barcelona, mestre em Teoria do Cinema pela San Francisco State University e  PhD em “Ciências da Comunicação” pela Universidad Autónoma de Barcelona. Català trabalhou como produtor em diversos canais de televisão nacionais e internacionais, além de ter sido professor na  Universidad Autónoma of Guadalajara e instrutor na San Francisco State University. Atualmente ele leciona a disciplina “Estudos Visuais” na Universitad Autònoma de Barcelona e também é diretor acadêmico da Master in Creative Documentary Film.

O evento contará com a participação do Prof. Dr. Carlos Costa, diretor da Faculdade Cásper Líbero, Prof. Dr. Laan Mendes de Barros (UNESP), Prof. Dr. Daniel Amadei (FAPCOM), Prof. Ms. Edson Rossi (FIAM-FAAM) e Prof. Dr. Marcelo Santos (Cásper Líbero). Eles que farão uma reflexão sobre a apresentação do convidado principal, Josep M. Català.

Saiba mais sobre o tema abordado pelo Documentário Expandido

A partir da chamada guinada subjetiva ocorrida na década de 1990, o documentário passou por transformações drásticas que o transformaram em uma das melhores ferramentas para enfrentar os desafios sociais e culturais de uma realidade cada vez mais complexa. Nos modos expandidos do documentário, encontramos a possibilidade de desenvolver uma reflexão tendo como base o conceito de filme-ensaio, por meio de dispositivos que podem ir do docuweb ou documentário interativo até as instalações ou o documentário imersivo (as novas técnicas da realidade virtual), passando pelo documentário de animação e o da graphic novel, além de outras modalidades transmidiáticas. Assistimos, dessa forma, ao desenvolvimento de um novo cinema do real baseado em uma estética que é ao mesmo tempo política e reflexiva, e que leva a ecossistemas em que se combinam realidade e ficção, objetividade e subjetividade, teoria, prática e emoção.

Público

Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo) e profissionais de Comunicação, bem como demais interessados no tema. Inscrições: Alunos da graduação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e RTVI), pós-graduação e mestrado devem enviar previamente um e-mail com seu nome, RA e turma para [email protected]. Demais interessados pelo tema devem enviar nome completo, RG, instituição que representa para [email protected]. Feito isto, aguardar a confirmação de inscrição.