Local: Sala Aloysio Biondi

<span style="color: #000000">14/05/2015</span>

Descrição

O Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero, com apoio do Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH SP), realiza na noite de 14 de maio a palestra “O Instituto Ibero-Americano de Berlim – um lugar da investigação sobre América Latina na Europa” com o objetivo de apresentar o Instituto e destacar as oportunidades de desenvolvimento e divulgação de pesquisas acadêmicas. O evento é uma das atividades comemorativas dos 15 anos de existência do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero.

A palestra será ministrada pela Dra. Ricarda Musser, Diretora da Coleção Brasil, Chile e Portugal do Instituto Ibero-americano de Berlim (IAI).

Com mediação do Prof. Dr. Norval Baitello, Coordenador das Áreas de Ciências Humanas e Sociais da Fapesp e professor titular da PUC-SP, o evento contará ainda com a apresentação do Prof. Dr. Carlos Costa, Diretor da Faculdade Cásper Líbero, que abordará o tema “A Contribuição Alemã para Desenvolvimento da Imprensa Brasileira no Século XIX”.

A vinda da Dra. Musser resulta da aproximação iniciada em janeiro de 2015, durante visita do CIP ao IAI, ocasião em que foi doada ao Instituto uma coleção completa da Revista Communicare, periódico científico do CIP. No mês de março, foi a vez da Cásper Líbero receber a coleção completa da Revista Ibero-Americana, publicação mantida pelo IAI, formalizando o intercâmbio entre as bibliotecas da Cásper e do IAI, que contemplará ainda a doação da coleção completa da Revista Líbero, publicação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero (PPGCom), dos livros produzidos no escopo dos grupos de pesquisas do PPGCom e das publicações laboratoriais produzidas no Núcleo de Jornalismo, como as revistas Esquinas e Cásper.

Sobre a palestrante
A Dra. Ricarda Musser, Diretora da Seção de Mídia da biblioteca do Instituto Ibero-Americano de Berlim, responsável pelas Coleções do Brasil, do Chile e de Portugal, tem Ph.D. pela Universidade Humboldt de Berlim, onde defendeu a tese “Das Bibliothekswesen in Portugal. Historische Entwicklungslinien und aktuelle Tendenzen” (A biblioteconomia em Portugal. Linhas históricas de desenvolvimento e tendências atuais). Cursou bibliotecologia, filologia portuguesa e psicologia na Universidade Humboldt de Berlim (Master of Arts).

Musser é autora de diversos artigos e atualmente trabalha em três projetos de pesquisa: “Viajantes alemães em Portugal e as descrições de suas viagens durante o reinado de Dona Maria II (1834-1853)”; “Os guias de emigrantes como fonte da história das migrações: o Brasil como exemplo” e “Revistas de Cultura da América Latina.”

Pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação da Cásper e externos.