IV Seminário Comunicação e Cultura do Ouvir

Inscrições encerradas. Para mais informações envie um e-mail para [email protected] ou ligue para 3170-5910 / 3170-5911

Informações gerais

Sala Aloysio Biondi – 5º Andar
Data

Dias 3 e 4 de junho de 2016

Horários

Dia 3 (sexta-feira), das 14h00 às 18h00 e das 19h00 às 22h00; Dia 4 (sábado), das 9h00 às 13h00.

Descrição

Com o objetivo de compartilhar resultados das pesquisas concluídas ao redor do projeto Ecologia da Comunicação e apresentar os temas dos trabalhos em desenvolvimento no âmbito do projeto Cultura do Ouvir, Vínculos e Ambientes Comunicacionais, o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero promove, nos dias 3 e 4 de junho de 2016, o seu IV Seminário.

O atual projeto do grupo de pesquisa, em discussão no seminário, se desenvolve em duas vertentes complementares. Por um lado, concentra-se no aprofundamento da noção de Cultura do Ouvir, na forma como os sons vinculam os atores socioculturais nos processos de comunicação como, por exemplo, na comunicação pessoal, na radioarte, no radiojornalismo e em diferentes ambientes e paisagens sonoras. Por outra vertente, investiga-se a noção de vínculos considerando que os protagonistas transitam nos vetores de espaço – local/global - e tempo, cultivam as capilaridades da comunicação presencial - entre outras - e participam, com empatia e emoção, da construção de ambientes comunicacionais. Nessas duas vertentes considera-se que a “comunicação na contemporaneidade”, quando estudada na perspectiva da sustentabilidade dos processos comunicativos e/ou da ecologia da comunicação, está marcada tanto pela convivência/tensão entre vínculos presenciais e conexões digitais, como pela tensão entre o cultivo dos ambientes comunicacionais e a reverberação da mesmice.

Os mestrandos que participarem de ao menos oito das doze horas do seminário, nos dias 3 de junho (tarde e  noite de sexta-feira) e 4 de junho (período da manhã de sábado) de 2016, poderão validar créditos pela participação em seminário mediante apresentação do certificado e de um relatório.

Redação do relatório de participação: O relatório deverá conter:

1. Apresentação geral do evento.

2. Desenvolvimento: síntese do conjunto dos trabalhos apresentados no evento e discussão de alguns trabalhos considerados mais relevantes.

3. Conclusões: mostrar a importância da participação no evento para o desenvolvimento da pesquisa que o mestrando está realizando e/ou outras considerações. Referências de algumas obras ou outras fontes citadas no relatório.

Consulte a programação completa:

03/06 - Sexta-feira

Tarde I (14h - 15h30)

Abertura: Projetos de pesquisa: desafios e perspectivas
Luís Mauro Sá Martino

A promoção da cidadania pelas rádios comunitárias do ABCD
Pedro Vaz

Ambiente comunicacional e processos de geração de vínculos na corporação
Luara Spinola

Os novos povoamentos no antropoceno
Maria Helena Charro

A experiência comunicacional em contexto dromológico
Fernanda da Silva Ribeiro

Crowdculture: redes digitais e ambientes comunicacionais
Rodrigo Lima de Amorim

 

Tarde II (16h - 18h)

Transformações na escuta radiofônica: o protagonismo dos ouvintes
Maria Filomena Salemme

Redes e ruas: a cobertura dos protestos de 2013
André Bontempo Garcia Lima

Diseñando el Cambio: o ambiente comunicacional no Ceibal
Helena Maria Cecilia Navarrete

A metáfora sinestésica no ambiente sonoro do poema
Sonia Breitenwieser A. dos Santos Castino

Ruídos informativos das manifestações de junho de 2013
nas emissoras radiojornalísticas de São Paulo
Paulo Borges

A rádio universitária como ambiente cultural e educativo
Sérgio Pinheiro da Silva

Os vínculos entre os ouvintes e os locutores da Gazeta FM
Roseli Trevisan

 

Noite (19h - 22h)

Processos vinculativos: o tempo lento do homem versus o tempo veloz das máquinas
Cauê de Souza Rebouças

Representação midiática afro-brasileira em produtos editoriais didáticos
Fernanda de Araújo Patrocinio

Questões sobre a escrita nos suportes impresso e digital
Érica Medeiros Ferreira

Marcas e brasões: processos midiáticos e estratégias de patrocínio ao futebol brasileiro
Alexandre Gidaro

A regra de ouro na caixa preta. Direito, comunicação e sustentabilidade na era do Big Data
Danielle Denny e Emanuel Arcoverde Nunes

Cultura de participação e polarização política: as redes sociais digitais como espaço de protesto
Lara Minasian Esparta

Ambientes comunicacionais no teatro infantil: vínculos sonoros
Beatriz Carvalho de Souza

As protagonistas femininas de Stars Wars na perspectiva da Jornada do Herói
Camila Carvalho Moura

O design da escrita na comunicação corporativa interna
Anelisa Furquim

Telejornalismo esportivo ao vivo: as interações entre televisão e redes sociais digitais
Dario da Silva Leite

O fluxo entre a comunicação presencial e a comunicação pelo Twitter
Emanuel Novaes Colombari

O feminino no gênero musical witch house
Lidia Zuin

O ambiente de comunicação na Rádio Sulamérica Trânsito
Raquel Rieckmann Traldi

Tablet, o brinquedo. Apropriação lúdica da tecnologia
Tiago da Mota e Silva

 

04/06 - Sábado

Manhã (9h - 13h)

Radiodrama em São Paulo: política, estética e marcas autorais no cenário radiofônico paulistano
Eduardo Vicente

Corpo e comunicação: as performances de Jair Rodrigues
Alexandre Marcondes

Mergulho no escuro e outros mergulhos. Programas de auditório como ambientes radiofônicos
Júlia Lúcia de Oliveira A. da Silva

Rádio brincadeira: os jogos sonoros e performances do corpo nos programas infantis
Rodrigo F. Fernandes

Aspectos estéticos da transmissão da ópera “Akhnaten”, de Philip Glass, pela Cultura FM
Roberto D’Ugo Junior

O lúdico no rádio informativo e nos programas do segmento popular
Marcelo Cardoso

O desrespeito ao silêncio em ambientes públicos e a fadiga sonora do sujeito metropolitano
Carlos Eduardo de Almeida Sá

Música e transcendência
Ruggero Ruschioni

A utilização dos sons no marketing sensorial
Priscila Gubiotti

Cultura do Ouvir, vínculos e ambientes comunicacionais
José Eugenio Menezes


Público

Alunos, mestrandos e professores da Faculdade Cásper Líbero e de outras instituições.

Inscrições: Envie previamente, um e-mail com seu nome, RG e nome da instituição que representa para: [email protected] Feito isto, aguardar a confirmação de inscrição.