Informações Gerais

Local: Sala Aloysio Biondi (5º Andar)

13 de outubro (quinta-feira)

Descrição

A Faculdade Cásper Líbero promove, por meio de seu Programa de Pós-graduação em Comunicação (Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir), em parceria com a PUC/SP (CISC – Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia), ECA/USP (FiloCom - Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação) e a Unip (Grupo de Pesquisa Mídia e Estudos do Imaginário), o encontro KörperDenken Pensamento-corpo / Leituras e afetos nos 80 anos de Dietmar Kamper, para celebrar a sua obra dedicada ao pensamento do corpo.

Para comemorar esta data familiares, amigos e pesquisadores da Alemanha e do Brasil se reunirão, na noite de 13 de outubro, na Faculdade Cásper Líbero, para ler fragmentos de seus escritos e lembrar experiências da convivência com o autor.

Compartilharão com os interlocutores a atenção de Kamper à necessidade de pensar com a cabeça partida, de pensar contra o pensamento, de buscar caminhos que considerem o corpo vivo no meio de tantas opiniões que diariamente, no quadro dos aparatos de comunicação, “entopem, como lixo linguístico, as últimas brechas do mundo homogeneizado”. Dialogarão com o público a partir das sombras e contradições destacadas em sua última obra Mudança de HorizonteO sol novo a cada dia, nada de novo sob o sol, mas ..., recém-publicada no Brasil.

A mesa de leituras das contribuições do pesquisador será composta por Birke Mersmann (Universidade de Marburg), companheira de Kamper; Norval Baitello Jr. (PUC/SP), interlocutor que participou de vários simpósios com o sociólogo do corpo na Alemanha e no Brasil; Danielle Naves (USP), tradutora do último livro do autor para o português; e Ciro Marcondes Filho (USP), diretor da coleção Filosofia e Comunicação, da Editora Paulus, que publicou a obra Mudança de Horizonte no Brasil. O evento será aberto por Dimas A. Künsch e moderado por José Eugenio Menezes (Cásper Líbero).

“O pensamento kamperiano faz voltar a atenção para o “pensamento do corpo”, como ponto de confluência entre a natureza e o desejo, entre o vivido e o sonhado, entre a imagem do corpo e o corpo-imagem. Propõe uma sociologia do corpo como resposta a uma sociologia sem corpo, uma antropologia histórica como resposta a uma história despida da dimensão antropológica, propõe um retorno ao presente e à presença, presença vivida por todos os sentidos e não apenas pelo sentido da visão”.

Público

Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo) e profissionais de Comunicação, bem como demais interessados no tema. Inscrições Alunos da graduação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e RTVI), pós-graduação e mestrado devem enviar previamente um e-mail com seu nome, RA e turma para [email protected]. Demais interessados pelo tema devem enviar nome completo, RG, instituição que representa para [email protected]. Feito isto, aguardar a confirmação de inscrição.