Local: Via Microsoft Teams

11 de novembro (quinta-feira), das 17h às 20h.

Link para inscrição: https://cspr.me/minicurso-corpus-alienum

Descrição

Investigar e compreender o funcionamento de dois fenômenos midiáticos que operam simultaneamente na construção da imagem do corpo feminino em circulação na ambiência midiática: a estética do liso e a estética da magreza, esse é o objetivo principal do minicurso “Corpus Alienum – efeitos da estética da magreza e do liso na formatação da imagem corporal feminina”.

Ao analisar séculos acumulados de conselhos e instruções sobre a modelagem do corpo feminino, levantando aspectos sobre a psicologia, medicina, estética, mídia, imagem, celebridades, mercado, cultura, entre outros, a historiadora da medicina Louise Foxcroft enfatiza que aquilo que é considerado natural, para uma época e uma cultura é, na verdade, socialmente construído. Na atualidade, o imaginário de beleza feminina é o de um corpo que não possui dobras, liso, magro, sem marcas. Esse design corporal feminino constitui o que Lipovetsky e Serroy denominam estética da magreza, fruto de um entrelaçamento entre o avanço do mercado de cosméticos a uma obsessão narcísica e algo presente em todas as camadas sociais e em todas as idades.

A atividade será conduzida pelo Prof. Dr. Rodrigo Daniel Sanches que é professor universitário, formado em Publicidade e Propaganda, mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), doutor em Psicologia (FFCLRP/USP) e pós-doutorando em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. É docente na pós-graduação da Faculdade Belas Artes. Sua pesquisa sobre a imagem do corpo feminino na mídia tem contribuído para a discussão sobre o tema em veículos de comunicação como Folha de S. Paulo, Jornal O Globo, TV Cultura, Jornal da USP, Rádio CBN e Rádio USP. É autor de artigos científicos e capítulos de livro sobre corpo e imagem.

Professor Doutor Rodrigo Daniel Sanches

Alunos, ex-alunos e interessados no tema.