Informações Gerais

Local: Canal da Cásper no Youtube

Dia 8/6, terça-feira, às 14h

Descrição



A Faculdade Cásper Líbero convida todos os interessados a participarem do evento “Mulheres e Imagens”, uma parceria entre as coordenadorias de Cultura Geral, da Pós-Graduação e do curso de Rádio, TV e Internet. A atividade é um colóquio interdisciplinar que irá tratar das mulheres no eixo produtivo dos processos e produtos de comunicação, na elaboração de imagens e imagens em movimento. O diálogo terá as seguintes presenças femininas:

Moderação:

 



Simonetta Persichetti

Jornalista, pesquisadora e docente do Mestrado e da Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação Cultura e Visualidade (2018, CNPQ). É responsável pelo projeto de Pesquisa Política das Imagens (2019). É Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP e Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Mackenzie e, jornalista formada pela Cásper Líbero. É coautora do livro Encontros com a Fotografia (Fortaleza/São Paulo: Tempos d’ Imagem/FNAC, 2009). É autora dos livros Imagens da Fotografia Brasileira (vols. 1 e 2: São Paulo: Estação Liberdade Senac 1997/2000). De 2004 a 2009 foi coorganizadora da Coleção Senac de Fotografia, composta por 18 volumes. É coorganizadora do livro Conversando com a Imagem (São Paulo: Selo Cásper Líbero 2019). Em 1999 recebeu o prêmio Jabuti de Reportagem e, em 2009, recebeu o prêmio Clix de Melhor Crítica de Fotografia Brasileira. É consultora do Mulheres Luz, projeto de pesquisa e conteúdo online cujo objetivo é criar um banco de imagens sobre a atuação de mulheres na fotografia. É crítica de fotografia do jornal Estado de S. Paulo desde 1996.

 

Convidadas:



 

Carla Gallo

Diretora, produtora e roteirista dos documentários de longa-metragem "O Aborto dos Outros" e "Assim é, se lhe Parece", este último sobre a vida e obra do artista plástico Nelson Leirner. Fez graduação em RTV na ECA/USP, onde também fez mestrado em Meios e Processos Audiovisuais. Atualmente desenvolve o documentário, também em longa-metragem, "Para o meu Vizinho de Sonhos".

 



Daniela Moura

Fotógrafa e pesquisadora. Graduou-se no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2017), e é mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2020). Dedica-se a pesquisar a política das imagens na contemporaneidade e a relação entre a fotografia e o território, principalmente a partir da produção de fotógrafas brasileiras, tema da sua dissertação. Atualmente trabalha na Base de Dados de Livros de Fotografia, plataforma digital de referências bibliográficas e de reflexão crítica, em que publicou o artigo "Memória e Visibilidade das Mulheres nos Livros de Fotografia".

 



Luiza Lusvarghi

Jornalista, pesquisadora e doutora pela ECA USP com estudos sobre novos formatos da produção de cinema e audiovisual no Brasil. Foi diretora da Abraccine, e integra os grupos Elviras e +Mais Mulheres e Genecine (Unicamp). Autora de "O Crime como Gênero na Ficção Audiovisual da América Latina" (2018), e coorganizadora de “Mulheres Atrás das Câmeras - Cronologia das Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018” (2019), finalista do Jabuti 2020. Atualmente, finaliza pesquisa sobre a Netflix na América Latina. É vice-Coordenadora do GP Cinema da Intercom.

 



Mônica Maia

Editora, curadora e produtora. Idealizadora e curadora da plataforma Mulheres Luz, lançado em 2021, projeto de pesquisa e publicação de conteúdos produzidos por fotógrafas. Sócia da DOC Galeria, inaugurada em 2012, e produtora executiva da Mostra SP de Fotografia, desde 2011. Foi fotógrafa e editora da Agência Estado [1987/2007] e Folha de S.Paulo, onde mantém colaboração em projetos especiais. Em 1999 foi a primeira brasileira a ser jurada do World Press Photo, desde então é membro do Joop Swart Masterclass. Foi curadora do 3º Encontro de Coletivos Fotográficos Íbero-Americano, que aconteceu na cidade de Santos, São Paulo [2014]. É jurada e curadora do Programa Nova Fotografia do MIS-SP [2019/2021]. Foi curadora dos projetos “Por dentro de um tempo suspenso”, em 2020, chamada sobre a produção fotográfica durante a pandemia, e “Testemunhos para o não esquecimento”, imagens da tragédia de Brumadinho, ambos apresentados em forma de vídeos no Festival de Fotografia de Tiradentes. Com a DOC foi gestora da Galeria Nikon [2014/2016] e em 2015 lançou a Foto Feira Cavalete. Atua em leituras de portfólios e acompanhamento de projetos. Desde 2012 produziu ou fez a curadoria de mais 30 exposições. Em 2021 foi curadora e produtora dos festivais Everyday Brasil e Imagens Periféricas, ambos contemplados pela Lei Aldir Blanc.

 

Todos os participantes que preencherem o formulário disponível ao longo das atividades da programação terão direito à certificação de presença.

Público