Informações Gerais
Local: Teatro Cásper Líbero - 1º andar
Dia 29 de maio de 2025, das 19h às 21h30.
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/o-resgate-de-historia-negra-pelos-bairros-de-sao-paulo/2953914
Descrição
No dia 29 de maio, o AfriCásper fará, no Teatro Cásper Líbero, a exibição de um minidocumentário feito por um morador do Bixiga, bairro com fortes raízes na população negra, que desempenhou e continua a desempenhar um papel significativo na formação e cultura do bairro. Logo após, será feita uma roda de conversa com os convidados do evento.
A participação é gratuita e será garantida mediante à inscrição prévia no Sympla.
O coletivo AfriCásper é formado por casperianos que promovem debates sobre riquezas culturais, raízes históricas da cultura africana e seus descendentes. Com seus mais de 10 anos de existência, o coletivo promove debates essenciais para a comunidade acadêmica.
Coletivo Negros do Bixiga
Criado com o objetivo de resgatar a negritude do bairro do Bixiga, o Coletivo Negros do Bixiga, promove diversas atividades num dos bairros de SP, que mais apagou os registros e a influência das pessoas pretas que moravam e moram ali. Dentre suas principais atividades há o "Roteiro de Afroturismo", que explora pontos ricos da herança afro-brasileira em SP.
Alma Preta
Veículo de comunicação, que foi fundado com o objetivo de se impor às mídias de massa, que estereotipam pessoas negras.
Visam democratizar a informação, através da cultura negra, valorizando as narrativas negras e lutando contra as desigualdades sociais e raciais.
CONVIDADOS
Gabriel Santana
Jornalista formado pela Unesp de Bauru, apaixonado por narrativas reais que defendem interesses populares. Traduzo esta paixão através dos meus textos e tento colocar emoção em locais que passam despercebidos no cotidiano.
Kamila do Rocio
Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC). Apresento seu TCC, com a tese "lugar de memória: um itinerário para reviver a história negra do bairro da liberdade".
Vinícius Martins
Jornalista de formação, trabalha com temas ligados a direitos humanos, política, esporte, cultura e relações étnico-raciais. É diretor multimídia, sócio e co-fundador da Alma Preta Jornalismo. Também foi gestor de multimeios do Instituto Vladimir Herzog para o projeto Usina de Valores e jornalista de vídeo na Folha de S.Paulo.
Wellington Souza
Idealizador e curador do Coletivo e do documentário Negros do Bixiga. Atua no movimento negro desde jovem e integra conselhos como o CNAB, CPDCN-SP e o Conselho do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.
Público
Estudantes da Cásper Líbero e público externo que tiver pego ingressos no Sympla.