INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Informações Gerais

Local: Sala 1 – 5° andar

30 de agosto de 2018 (quinta)

17h às 19h

Descrição

A Oficina de Grande Reportagem é uma atividade desenvolvida pela coordenadoria do Curso de Jornalismo, que acontecerá na próxima quinta-feira, 30 de agosto, destinada a todos os alunos interessados pela área de reportagem e que desejam compreender melhor a atuação dos profissionais.

O evento será conduzido professora Patrícia Paixão, profissional com quase 20 anos de experiência na área jornalística, já atuou como repórter, editora de revistas e também como gerente de comunicação e assessoria de imprensa em diversas organizações. A atividade contará também com a presença de outros profissionais renomados, como os jornalistas Fausto Salvadori Filho, Paulina Chamorro e Cristiane Segatto, que já passaram por diversas experiências interessantes e que serão compartilhadas com os participantes.




Sobre os palestrantes


Patrícia Paixão

É professora do curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Universidade São Judas e da Universidade Anhembi Morumbi. Fundadora do blog Formando Focas, colunista dos portais IMPRENSA e Comunique-se, além de organizadora do livro “Jornalismo Policial: Histórias de quem faz” e da série de livros “Mestres da Reportagem”.  Também é jurada do prêmio Troféu Mulher IMPRENSA. Possui quase 20 anos de experiência na área jornalística. Foi repórter do portal IG e da Folha de S.Paulo e editora das revistas segmentadas Professional Publish (indústria gráfica) e Anave (indústria de papel e celulose). Também atuou como gerente de comunicação do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (em São Paulo) e assessora de imprensa de diversas organizações.

 

Fausto Salvadori Filho

Jornalista há 16 anos, Fausto Salvadori Filho trabalhou como repórter e editor em diversos sites, revistas e jornais, com passagens pelas redações de veículos como Folha de S. Paulo, Vice, Galileu, Trip, TPM, Metro e Jornal da Tarde. Desde 2008, é jornalista concursado da Câmara dos vereadores de São Paulo. Em 2013, recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog, pela reportagem “Em busca da verdade”, publicada pela revista Apartes. É fundador da Ponte Jornalismo, canal que cobre direitos humanos e justiça em regiões periféricas do país.

 

Paulina Chamorro

Paulina Chamorro, jornalista com 20 anos de atuação na comunicação ambiental e jornalismo. Foi coordenadora de meio ambiente e cidadania da Rádio Eldorado e Radio Estadão, apresentou por 10 anos o programa Planeta Eldorado, pelo qual ganhou dois prêmios como melhor programa de rádio pelo Instituto SocioambientaL Chico Mendes. Em 2016 recebeu a Medalha João Pedro Cardoso  do Governo do Estado de São Paulo pelo seu trabalho e sua contribuição ao meio ambiente e cultura através da comunicação. É chefe de redação do Portal Ecoera, na Rádio Vozes apresenta o podcast Vozes do Planeta e é field producer da documentarista Celine Cousteau.

 

Cristiane Segatto

Jornalista especializada na cobertura de Saúde e Ciência, vencedora de 17 prêmios nacionais e internacionais de jornalismo, entre eles dois Esso de informação científica. Trabalhou na revista Quatro Rodas e no jornal O Estado de São Paulo. Foi no Estadão que começou a se interessar pelo tema da saúde. Participou também do Programa de Jornalismo Científico para Jornalistas da América Latina, promovida pelo American Association for the Advancement of Science, em 1998, e do Programa Jovens Jornalistas promovido pela Embaixada da Alemanha, em 1999. Em 1998, foi convidada a editora assistente de Ciência e Saúde da revista Época, fazendo-a ingressar definitivamente no universo da saúde. Atuou como repórter especial da revista Época até o início de 2018.

Público

Essa atividade é destinada somente aos alunos da Faculdade Cásper Líbero. Não há inscrições prévias, o controle será feito por lista de presença no local do evento.