Local: Sala 1 – 3º andar

27 de abril, 4, 11, 18 e 25 de maio de 2017 (5 encontros)

Descrição

A Gazeta AM oferece uma oficina para desenvolver noções teóricas e práticas sobre a arte de narrar. Se você gosta de narração esportiva e tem interesse por esta área, eis a chance de estudar o gênero na plataforma rádio! A oficina será ministrada por Leonardo Levatti, coordenador de produção da Rádio Gazeta AM, nos dias 27 de abril, 4, 11, 18 e 25 de maio de 2017, da 16h às 18h, na sala 1 (3º andar).

Confira abaixo o conteúdo programático desenvolvido para estes 5 encontros:

1ª aula:
• A narração esportiva e sua lógica (contando uma história do esporte);
• A equipe esportiva (funções e características);
• As diferenças do gênero no rádio e na televisão (a plataforma age sobre a narração?);
• Análise de narrações esportivas no rádio e na TV (força descritiva X direcionamento do olhar);
• Exercícios Práticos.

2ª aula:
• Preparação Vocal e Estudo: o pré-jogo do narrador;
• Raízes do gênero: De Nicolau Tuma e Pedro Luís a Fiori Gigliotti, Osmar Santos e José Silvério;
• Limites e possibilidades do gênero;
• Exercícios Práticos.

3ª aula
• Emoção e Informação: jornalismo e arte se misturam na narração esportiva?;
• Narração de jogadas específicas (análise e avaliação individual);
• O improviso e a espontaneidade: a imprevisibilidade guia o narrador;
• Como evitar o automatismo e a zona de conforto na narração?;
• Simulação de transmissão 1.

4ª aula
• Análise da transmissão: ouvir-se, notar-se e analisar-se – a autocrítica;
• Web Rádios; Hangouts e a Internet: a prática ao seu alcance!;
• Exemplos práticos de uso positivo da internet!;
• Simulação de Transmissão 2.

5ª aula
• Convidado Especial: um papo sobre a narração esportiva;
• Estruturação das jornadas esportivas do segundo semestre e possibilidades de colaboração;
• Entrega de Certificados com as Horas Complementares;

Saiba mais sobre o palestrante Leonardo Levatti

Leonardo Levatti é radialista e jornalista. Formado pela Faculdade Cásper Líbero, coleciona passagens pelas rádios Nova Difusora de Osasco, Rádio ABC 1570 e Jovem Pan. No rádio exerceu as funções de apresentador, produtor e narrador esportivo. Foi repórter da TV Gazeta em trabalhos com Goulart de Andrade e trabalhou na produção da TV Globo em programas do jornalismo e do entretenimento da emissora. Atualmente é coordenador de produção da Rádio Gazeta AM e apresentador do WGP – maior evento de Kickboxing da América Latina.

Público

Oficina exclusiva para os alunos dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero. Inscrições Para se inscrever, basta enviar um e-mail para [email protected] com seu nome completo, RA, turma e ano.