Informações Gerais

Local: Estúdio de TV 2 – 4º andar da Faculdade Cásper Líbero

Dias 20, 27 de agosto e 3 de setembro (sábados), das 10h às 12h.

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-de-radio-tv-e-internet---oficina-de-criacao-de-storyboardsphotoboards__1669889

Descrição

Você é aluno de ensino médio ou vestibulando, sonha em fazer a graduação em Rádio, TV e Internet na Faculdade Cásper Líbero e participar da criação de Storyboards e Photoboards? Que tal ter a experiência de uma imersão de três dias no tema, onde você poderá vivenciar essa experiência?

Tanto na TV e no cinema, como na produção Publicitária, a criação de Storyboards/Photoboards é um trabalho fundamental para o planejamento e a produção de narrativas ficcionais audiovisuais. A oficina fará uma introdução aos fundamentos da linguagem audiovisual que são usados nos trabalhos de profissionais da direção, fotografia e edição. Serão analisados exemplos de storyboards reais, comparados com as cenas finais de suas respectivas produções, envolvendo desde filmes famosos até curtas-metragens realizados por alunos do curso de RTVI da Cásper Líbero. Os alunos participantes farão seus próprios Photoboards (storyboards feitos com fotografias), que serão apresentados e debatidos, criativamente, no final da oficina.

O objetivo dessa oficina é fazer uma introdução de técnicas de storytelling visual para narrativas audiovisuais de curta duração. A atividade resultará em uma produção prática de photoboards, que descreverão narrativas criadas pelos próprios alunos. Através da oficina, os alunos saberão criar pré-visualizações de histórias audiovisuais, importantes para o planejamento e a produção de seus futuros trabalhos ficcionais em vídeo. A oficina também tem o intuito de proporcionar aos alunos uma metodologia que os ajudará a sistematizar a concepção de suas próprias narrativas audiovisuais.

Conteúdos que serão apresentados:
- Contato teórico e técnico com fundamentos de linguagem audiovisual: tipos de enquadramentos; tipos de ângulos e movimentos de câmera; montagem de imagens através de narrativas em continuidade tempo/espacial;
- Técnicas de numeração de fotos ou desenhos para se descrever imagens com uso de câmeras estáticas ou em movimento;
- Técnicas de decupagem para dividir sua narrativa em diferentes cenas e dividir cada cena em diferentes planos visuais;
- Uso de técnicas práticas com fotografias (“photoboard”) no lugar dos tradicionais desenhos.

As vagas são limitadas e as aulas expositivas e práticas presenciais serão ministradas no estúdio de TV 2 da Faculdade Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo. 4º andar), conduzidas pelo professor Marco Vale, docente e coordenador da graduação em Rádio, TV e Internet na Cásper. Contaremos com o uso de grandes monitores de TV, para apresentações teóricas em PPTs ou vídeos de obras audiovisuais de referências. Ainda, os alunos realizarão exercícios práticos, dentro dos estúdios, com câmeras profissionais da faculdade, e trabalhos em casa, utlizando smartphones e arquivos Microsoft-Word.

Marco Vale

Inscreva-se e participe dos três primeiros dias do seu futuro na comunicação!

Público

Vestibulandos e alunos de ensino médio interessados no curso de Rádio, Tv e Internet da Cásper Líbero.