Informações Gerais

Local: Estúdio de TV 4K – 4º andar da Faculdade Cásper Líbero

Dia 13 de agosto (sábado), das 9h às 12h.

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/oficina-de-radio-tv-e-internet---gravacao-de-programa-em-estudio-de-tv---ultrahd-4k__1669893

Descrição

Você é aluno de ensino médio ou vestibulando, sonha em fazer a graduação em Rádio, TV e Internet na Faculdade Cásper Líbero e participar de gravações de programas de televisão? No dia 13 de agosto, das 9h às 12h, você poderá vivenciar essa experiência.

Um programa de TV é fruto de um trabalho de equipe altamente especializada e com o uso de uma sofisticada e complexa estrutura tecnológica. Através desta oficina, os alunos conhecerão quantos profissionais são escalados para um programa de televisão e como a equipe é dividida em diferentes funções para colocar um programa de TV no ar, podendo ser um telejornal, uma telenovela ou um programa de auditório. Para esta dinâmica, será usado o novo estúdio de TV da Faculdade Cásper Líbero, que grava em formato de imagem UltraHD-4k (utilizado nas principais telenovelas e programas de auditório atuais, com uma definição de imagem quatro vezes maior do que o High Definition tradicional) e com sistema de som DANTE-IP (o mesmo usado pelas maiores emissoras do país).

Essa oficina tem como objetivo fazer com que os alunos participantes percebam como um programa de TV é feito por uma equipe de múltiplas funções, que se dividem na operação de diferentes e sofisticados equipamentos. Serão exemplificas as principais atividades de uma equipe de TV: diretores de cenas, diretores de imagens (operadores de Switchers, responsáveis pelos cortes ao vivo das imagens de diferentes câmeras) assistentes de estúdios, cinegrafistas, microfonistas, operadores de mesas de áudio com múltiplos canais, iluminadores, etc.

Conteúdos que serão abordados:
- Como os talentos de uma equipe, tanto diante como atrás das câmeras, são organizados para colocar um programa de TV ao vivo no ar;
- Quais são as responsabilidades técnicas e criativas de cada membro de uma equipe de um programa gravado ou transmitido ao vivo de um estúdio de TV profissional;
- Quais são os recursos tecnológicos mais importantes que devem estar disponíveis em um estúdio de uma grande emissora de TV.

As vagas são limitadas e as aulas expositivas e práticas presenciais, feitas no estúdio de TV 3 (UltraHD-4k) da Faculdade Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900 – Bela Vista, São Paulo. 4º andar). A aula será conduzida pelos professores Marco Vale, Renato Tavares e Uirá Moreno, docentes da graduação em Rádio, TV e Internet da Cásper.

Marco Vale

Renato Tavares

Uirá Moreno

Contaremos com a apresentação dos sofisticados equipamentos usados: diferentes tipos de microfones, 4 câmeras, mesa de corte de imagens, mesa de áudio com múltiplos canais, equipamentos de comunicação entre a equipe de direção e toda a equipe, equipamentos de criação de legendas para programas ao vivo, teleprompter (dispositivo que permite os apresentadores lerem os seus textos enquanto olham para as câmeras que os transmitem), entre outros recursos. Como cada membro da equipe operacionaliza cada um destes equipamentos quando um programa está no ar. No final da atividade, os alunos presentes serão distribuídos em diferentes funções, tanto na frente como atrás das câmeras para a gravação, em imagens com definição UltraHD-4k e com som em DANTE-IP, de uma simulação de programa de um a dois minutos de duração.

Inscreva-se já!

Público

Vestibulandos e alunos de ensino médio interessados no curso de Rádio, Tv e Internet da Cásper Líbero.