Informações Gerais

<span style="color: #000000">17/08/2015 </span>até 19/08/2015

Conforme a programação

Descrição

Com o objetivo de fortalecer uma cultura não discriminatória e avançar na discussão de conceitos, princípios e valores relacionados à equidade de gênero e raça, a Coordenadoria de Cultura Geral da Faculdade Cásper Líbero com apoio do CIP 15 anos, Africásper e Cineclube Paradiso promovem a semana de debates: “Raça, Resistência e Identidades”.

Nos últimos anos, a relação entre diversidade e desigualdades tem ocupado um lugar de maior destaque no debate contemporâneo.

De um lado, há o discurso de que nós somos um povo único, fruto de miscigenação e mestiçagem, que gerou uma nação singular com indivíduos culturalmente diversificados. De outro, vivemos em nossas relações cotidianas inúmeras práticas preconceituosas, discriminatórias e racistas em relação a alguns segmentos da população, como, as mulheres, os indígena e os afrodescendentes.

Reconhecer que somos diferentes para estabelecer a existência de uma diversidade cultural no Brasil, não é suficiente para combater os estereótipos e os estigmas que ainda marginalizam milhares de crianças em nossas escolas e milhares de adulto em nossa sociedade.

Reconhecer a diferença é questionar os conceitos homogêneos, estáveis e permanentes que excluem o ou a diferente. Para tanto; é preciso desconstruir, pluralizar, ressignificar, reinventar identidades e subjetividades, saberes, valores, convicções, horizontes de sentidos. Somos obrigados a assumir o, múltiplo, o plural, o diferente, o híbrido na sociedade como um todo - Maria Vieira Candau, 2005.

Abertura – 17/08/15
19h30 - 22h15

19h30 - Abertura do evento com a presença do Sr. Diretor da Faculdade Cásper Líbero, Prof. Dr. Carlos Costa, e da Coordenadora de Cultura Geral, Profa. Dra. Sonia Castino
20h00 - Thiago Reis Vasconcelos – diretor da Cia Antropofágica. O Teatro de Arena e Arena conta Zumbi
20h30 - Apresentação da peça Zumbi or not Zumby, com o Grupo PY, da Companhia Antropofágica.
21h30 – Debate com a mediação da Profa. Dra. Mei Hua Soares, seguido de perguntas da plateia.
Debatedores:

• Prof. Dr. Welington de Andrade (Cásper Líbero, crítico de teatro, colunista da Revista Cult)

• Prof. Edilberto Barbosa (Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP)

• Thiago Reis Vasconcelos e Grupo PY

Mesa 01 – dia 18/08/15
8h30 – 11h15
“Religiosidades Negras: entre a tradição e a resistência à intolerância”

8h30 - Exibição de filme sobre o tema
8h45 - Debate com a mediação da Profa. Dra. Sandra Lúcia Goulart, seguido de perguntas da plateia.
Debatedores:

• Delton Crispin (Pai de Santo e sociólogo)

• Profa. Dra. Francirosy Barbosa (antropóloga – USP de Ribeirão Preto)

• Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB/SP)

• Deputado federal Wadson Ribeiro (PCdoB – responsável pelo encaminhamento na Câmara do projeto de lei sobre intolerância religiosa)

Mesa 02 – dia 18/08/15
19h30 – 22h15
“Raça e Gênero: a mulher negra em cena”

19h30 - Debate com a mediação da Profa. Dra. Caroline Cota Mello
Debatedores:

• Dulci Lima (historiadora do SESC, blogueira, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura)

• Djamila Ribeiro (militante, filósofa, colunista da Carta Capital, Mestranda em Filosofia Política)

• Profa. Dra. Laura Moutinho (antropóloga- USP, com pós-doutorado pela Princeton University)

• Depoimento de Claudia Canto (jornalista, autora do livro Morte às Vassouras, traduzido para o inglês pela Ed. Edicon, com o título: Death to the brushes. Apresentou-se em Oxford, Londres e Glasgow.)

Mesa 03 – 19/08/15
8h30 – 11h15
“Inclusão e exclusão: estratégias de controle da população negra”

8h30 - Debate com a mediação da Profa. Juliana Serzedello, seguido de perguntas da plateia.
Debatedores:

• Prof. Dr. Jefferson Mariano (sociólogo, com doutorado em Desenvolvimento Econômico, Cásper Líbero e IBGE)

• Prof. Dr. Rafael Lopes (historiador, Cásper Líbero)

• Prof. Douglas Belchior (ativista – UNEAFRO, blogueiro)

Sessão de cinema – 19/08
16h00 – Sala Aloysio Biondi
Cineclube Paradiso

Mesa 04 – 19/08
19h30 – 22h15
“Para além do óbvio: artes e artistas negros”

19h30 – Exibição do filme Tons na Música
20h00 - Debate com a mediação da Profa. Bianca Santana, seguido por perguntas da plateia
Debatedores:

• Jairo Pereira (Poeta/Músico)

• Elioenai Paes, Talles Braga e Amanda Martins da Silva (jornalistas, autores do filme Tons na Música que discute a presença de mulheres negras na música erudita)

• Elizandra Souza (Coletivo Mjiba/Poetisa)

• Depoimento: Bianca Santana, da Cásper Líbero, blogueira do Brasil Post (Huffington Post). Mestre em Educação pela USP, jornalista e escritora, falará sobre seu livro Quando me descobri negra e outros relatos

Público

Alunos de todos os cursos da Faculdade Cásper Líbero bem como demais interessados em acompanhar os temas.

Inscrições para público externo: é necessário que você envie, previamente, um e-mail com seu nome, RG e instituição acadêmica a que está vinculado para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.