Informações Gerais

Local: Sala Aloysio Biondi - 5º andar

26 e 27 de outubro de 2017 (quinta e sexta-feira)

13h às 18h

Descrição

O universo geek está fortemente presente na sociedade atual, apresentando-se como tendência e misturando fãs e entusiastas das tecnologias, games, quadrinhos, mangás e animes, ficção científica e séries. Nos dias 26 e 27 de outubro o Seminário CásperGeek, promovido pelo Centro Interdisciplinas de Pesquisas da Faculdade irá abordar sob diversas óticas esses diferentes temas, com o objetivo de aproximar mercado e cultura geek, comunicação e cultura de fãs.

Com a popularização da tecnologia, todo mundo tem um pouco do universo geek em si. São jovens, crianças e adultos que buscam cada vez mais por estes conteúdos, promovendo inclusive feiras e exposições que reúnem milhares de pessoas anualmente, movimentando e aquecendo o mercado, seja física ou virtualmente.


Programação





Quinta-feira – 26 de outubro




13h  –  Abertura – Prof. Dr Eric de Carvalho e Prof. Dr Fabio Caim

13h15  – “Representações de cenários utópicos” – Prof. Ms Eduardo Manente e Prof. Ms Sami Argentino Nappo

14h  – “O pop oriental: mangás, games e otakus” – Rafael Oliveira (Pós Casper) e Fernanda Muto Kushima

14h45  – “CMYK x RGB: A construção da identidade do herói em narrativas transmídia"- Prof. Dr. Fabio Caim e Prof. Dr. Marco Vale

15h30  – “Stars and strips x Chiclete com Banana: o ideal do heroísmo norte-americano e o anti-herói paulistano”- Quadrinheiros e Prof. Ms. Iberê Moreno Rosário Barros (Anhembi-Morumbi)

16h15 – “Games: mercado e tendências” Prof. Ms. Mauro Berimbau (ESPM) e Diego Gomes (pós Casper)

17h – “Advergames: jogos e consumo”- Prof. Dr. Marcelo Santos

18h  – Encerramento – Prof. Dr. Eric de Carvalho e Prof. Dr. Fabio Caim

 

Sexta-feira – 27 de outubro




13h – Abertura – Prof. Dr. Eric de Carvalho e Prof. Ms. Fabio De Paula

13h15 – “Mercado geek: vivendo de animação e games” – Luciana Eguti (Animadores) e Guilherme Camargo (Sioux Games)

14h – “Mapeamento de pesquisas sobre cultura pop oriental no Brasil” – Mayara Soares Lopes Pinto de Araujo e Pedro Henrique dos Santos (UFF)

14h45  – “Cultura geek como representação da política” – Prof. Dr. Alex Hilsenbeck e Prof. Ms. Homero Odisseus Massuto (SENAC)

15h30 – “Games e cultura”- Prof. Ms. Marcelo Salgado e Prof. Ms. Luiz Barna

16h15 - “Da gameficção: elementos fictícios e reais dos games” – Prof. Ms.Thiago Mittermayer

17h – “Comunicação e memória na cultura pop”- Profa Dra. Monica Rebecca Ferrari Nunes (PPGCOM – ESPM)

18h – “Hogwarts é aqui: palavras sobre pesquisa e cultura geek”- Prof. Dr. Luis Mauro Martino

Público

Alunos da graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) e demais interessados pelos temas.

Inscrições: Alunos da Graduação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio,TV e Internet), Pós-Graduação e Mestrado devem enviar previamente um e-mail com seu nome, RA, turma e as mesas escolhidas para participar para [email protected]. Público externo deve enviar nome completo, RG, instituição que representa e as mesas escolhidas para participar para [email protected]. Feito isto, aguardar a confirmação de inscrição.
Observações: As inscrições, por período de atividades, devem ser feitas elo e-mail [email protected]. O seminário poderá valer 1 crédito para os alunos do Mestrado da Cásper, desde que os mestrandos compareçam aos dois períodos do seminário (completando a carga horária de 8 horas) e entreguem relatório de aproveitamento.