Local: Sala Aloysio Biondi

<span style="color: #000000">24/04/2015</span>

Descrição

O Grupo de Pesquisa “Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão”, do Mestrado em Comunicação da Cásper Líbero, convida para o Seminário Comunicação, Diálogo e Compreensão, por ocasião do lançamento de livro com esse mesmo nome. Serão apresentadas pesquisas resultantes do Projeto “Conversando a gente se entende”, coordenado pelo Professor Dr. Dimas Künsch, organizador da obra junto com Viviane Regina Mansi, Guilherme Azevedo e Pedro Debs Brito.

O livro está dividido em “O pensamento da compreensão”, “A pesquisa compreensiva”, e “A prática da compreensão”, numa tentativa de trazer para o campo da expressão do pensamento comunicacional o melhor de uma atitude compreensiva, que abraça sentidos, inclui, integra, faz dialogar.

O período da noite, que contará com a presença do Prof. Dr. Carlos Costa, diretor da Faculdade, e do Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino, abre espaço para o debate sobre a importância da participação em grupos e projetos de pesquisa oferecidos pela Cásper Líbero. Para conhecê-los, basta acessar a página do Mestrado no site da Faculdade. Grupos e projetos de pesquisa estão abertos à participação de professores e alunos em geral.

Os mestrandos da Faculdade Cásper Líbero poderão obter 1 (um) crédito de seminário se assistirem a todas as sessões e redigirem um relatório sobre o tema (mínimo de 10.000 caracteres, com espaços). Prazo de entrega na Secretaria de Pós-graduação: até 20 de maio.

13h30-14h  Abertura: Comunicação, diálogo e compreensão  Dimas A. Künsch
 14h-15h10  PRIMEIRA MESA: O pensamento da compreensãoModerador: Guilherme Azevedo “O diálogo de Pinóquio” (Carolina Chamizo)
“O papel dialógico do ensaio na contemporaneidade” (Rodrigo Volponi)
“Diálogo nos cenários de riscos de desastres” (Cilene Victor)
 15h10-15h20  Pílulas de compreensão  Gabriela Glette
 15h20-15h40  Intervalo
 15h40-16h50 SEGUNDA MESA: A prática da compreensãoModerador Pedro Debs Brito “Mediação: o amadurecimento do Direito” (Lucia Deccache)
“Um olhar compreensivo sobre o gênero na publicidade” (Caroline Arice)
“Guerra e paz: as narrativas do jornalismo em conflito” (Julio Degl Iesposti)
 16h50-17h  Pílulas de compreensão  Rafael Silva
 17h-17h50  TERCEIRA MESA: Ampliando as fronteiras da compreensãoModeradora: Viviane Regina Mansi  “En diálogo con la ancestralidad contemporánea” (Selnich Hurtado)
“O universo do palhaço, o diálogo e a compreensão na comunicação humana” (Felipe de Mello)
“La universidad en la calle: el recorrido urbano como descubrimiento” (Ramón Cardona)
“O medo organizacional, a comunicação interna e o diálogo nas organizações” (Cynthia Provedel)
 17h50-18h  Compreensão nas redes  Barbara Mussi
 18h-18h30  Fechamento: O futuro  Dimas A. Künsch

Lançamento do livro e debate sobre a pesquisa científica na Cásper Líbero
 19h00-19h20  Abertura: A pesquisa na Faculdade Cásper Líbero  Carlos Costa
 19h20-19h40  Importância dos grupos e projetos de pesquisa para o mestrado / projetos em andamento  Luís Mauro Sá Martino
 19h40-20h  Lançamento: Comunicação, diálogo e compreensão
Um fim e um novo início: “A compreensão como método”
 Dimas A. Künsch
 20h-21h  Relatos de pesquisas vinculadas ao tema da compreensão  “Jornalismo é poesia: uma viagem compreensiva pela obra de Marcos Faerman” (Guilherme Azevedo)
“Diálogo com o outro, ou o não-outro na cobertura da crise do Paraguai” (Luciana Rosseto)
“Belo Monte e o projeto de um (velho) Brasil sem diálogo” (Juliana Airini)
“Compreensão da Astrologia: diálogos homem-cosmos intermediados pela mídia” (Titi Vidal”
¨(In)Sustentável” (Pedro Ortiz)
 21h-21h10  Videodepoimento: “A experiência de pesquisa”  Pedro Debs Brito e Viviane Regina Mansi
 21h10-21h30h  Comentários sobre as pesquisas  José Eugenio de O. Menezes e Luís Mauro Sá Martino
 21h30-22h  Perguntas e fechamento  Viviane Regina Mansi

Público

Alunos de Graduação e de Pós-Graduação/Especialização e Pós-Graduação/Mestrado da Faculdade Cásper Líbero e de outras Faculdades.

Inscrições: Para participar, é necessário que você envie, previamente, um e-mail com seu nome, RG, curso e nome da instituição que representa e as mesas que tem interesse em participar para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.