Informações Gerais

Dia 8 de março

19h às 22h30

Descrição

No dia 8/3 (quarta-feira) os alunos do 2º ano de Jornalismo participam da palestra ‘Ser Repórter nos dias de Hoje” como atividade para a disciplina Teoria e Prática da Reportagem ministrada pelo professor Rodrigo Ratier.

O convidado para falar com os alunos é o jornalista Leonardo Moretti Sakamoto (Portal UOL) que irá discutir sobre as atividades que constituem a profissão repórter nos dias de hoje. A partir de sua trajetória pessoal, abordará potências e limites, respondendo a perguntas dos alunos.

Sobre Leonardo Sakamoto

Leonardo Moretti Sakamoto é um jornalista brasileiro. Além da graduação em jornalismo, possui mestrado (2003) e doutorado em ciência política (2007) pela USP. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste (1998), Angola (1999) e no Paquistão (2007) e retratou problemas sociais em reportagens realizadas por todo o país. Diretor da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo é conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão, em Genebra.  Foi visiting scholar do Departamento de Ciência Política da New School for Social Research, em Nova Iorque (2015-2016). Sakamoto é ainda professor de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e escreve diariamente sobre política e direitos humanos em seu blog no portal UOL.

Livros: Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI (2006); Pequenos Contos Para Começar o Dia (2012); Repórter Brasil - 10 anos de estrada de terra em 17 grandes reportagens (org) (2012); O que Aprendi Sendo Xingado na Internet (2016).

Alunos do 2º ano de Jornalismo.