Local: Teatro Cásper Líbero

12 de novembro de 2019 (terça)

Descrição

Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha lançam, no dia 12 de novembro, o livro Trabalho e Sofrimento Psíquico: histórias que contam essa história, fruto de uma pesquisa inédita produzida pela sua consultoria 4CO, especializada em Comunicação e Cultura Organizacional.

Resultado de um intenso processo de estudo e pesquisa de campo, com muitas horas de escuta atenta e conversas provocativas sobre o sofrimento psíquico causado pelo trabalho e as defesas criadas pelo trabalhador para sobreviver nesse ambiente adverso, o livro traz revelações contundentes sobre o mercado de trabalho nos dias de hoje.

Com a consultoria teórico-metodológica do sociólogo Ruy Braga, chefe do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), que também é o prefaciador do livro, a pesquisa conduzida pela 4CO ouviu mais de 80 pessoas em um processo qualitativo, além de 750 pessoas em questionário quantitativo para entender como as frustrações, angústias e medos que se manifestam no contexto do trabalho acabam por deteriorar a saúde psíquica das pessoas.

Neste evento de lançamento, os autores se reúnem com o prefaciador para refletir sobre os principais achados da pesquisa e como o sofrimento oriundo do trabalho (ou da sua ausência) se estabelece no momento atual. É também um convite à reflexão sobre como podemos transformar essa história.

PALESTRANTES

Ruy Braga - sociólogo especializado em sociologia do trabalho, chefe do Departamento de Sociologia da Faculdade de de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

Thatiana Cappellano - relações públicas especializada em semiótica psicanalítica, sócia da 4CO, professora na FAAP, FGV e nos programas de extensão da Cásper Líbero.

Bruno Carramenha - relações públicas mestre em comunicação, sócio da 4CO, professor na FAAP, FECAP e nos programas de extensão da Cásper Líbero.

Para participar do evento é necessário realizar sua inscrição aqui.

Todos os interessados no tema.