USP Talks #11 Depressão

Informações gerais

Teatro Cásper Líbero
Data

31 de maio de 2017 (quarta)

Horários

Das 18h30 às 19h30

Descrição

O Usp talks, evento promovido pela Faculdade Cásper Líbero em parceria com a USP e com apoio do Estadão traz em sua edição do mês de maio reflexões sobre o tema depressão.

A depressão é uma ameaça silenciosa, que é mais comum e mais perigosa do que muitos imaginam. Estudos indicam que 10% dos homens e 20% das mulheres sofrem pelo menos um episódio de depressão ao longo da vida, com consequências potencialmente graves para sua saúde e qualidade de vida.

Nos casos mais graves, a depressão pode levar ao suicídio — estima-se que a depressão está ligada a mais de 50% do casos de suicídio entre adultos e 75%, entre crianças e adolescentes. Experiências traumáticas, dificuldades de relacionamento e pressão no ambiente de trabalho ou escolar são fatores que podem contribuir para o problema.


O USP Talks #11  terá apresentações do Dr. Jair Mari, professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e da Dra. Laura Andrade, especialista em epidemiologia psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFMUSP).

O evento tem duração de uma hora, com duas apresentações de 15 minutos, mais meia hora de debate com o público. A entrada é livre.

Público

Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), bem como demais interessados no tema.

Inscrições: O evento é gratuito, não exige inscrição prévia e terá emissão de atividade complementar aos alunos que solicitarem