Local:  Faculdade Cásper Líbero - Edifício Gazeta (Av. Paulista, 900)

Das 18h30 às 19h30

Descrição

O Poder Judiciário nunca exerceu tanta influência sobre os rumos da política brasileira. Impelidos pela Operação Lava Jato, pela crise política e a perda de credibilidade dos outros poderes perante a opinião pública, juízes, promotores, desembargadores e ministros do Supremo Tribunal Federal vêm assumindo um protagonismo crescente na definição de políticas públicas, no combate à corrupção e no julgamento de membros do mais alto escalão do Executivo e do Legislativo, com decisões de grande impacto na estrutura política, social e econômica do país.

O que está em jogo nessa queda de braço entre poderes, e quais as implicações disso para a democracia no Brasil? Este será o tema da edição de julho do USP Talks, que acontece dia 26, às 18h30. O evento contará com a participação dos professores Luciana Cunha e Rogério Arantes.

Luciana Gross Cunha: Professora da Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP). Mestre e doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), ela é responsável pelo Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), que analisa a percepção da população sobre o Judiciário e sobre o respeito às leis no Brasil.

Rogério Bastos Arantes: Professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com mestrado e doutorado em Ciência Política pela mesma instituição. Há anos dedica-se ao estudo do sistema político e das instituições de justiça do país, incluindo o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal.

Inscrições: O evento é gratuito, não exige inscrição prévia e terá emissão de atividade complementar aos alunos que solicitarem

Público

Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), bem como demais interessados no tema.