Informações Gerais

Local: Teatro Cásper Líbero – 1º andar

26 de abril (quarta-feira)

Das 18h30 às 19h30

Descrição

No dia 26 de abril a Faculdade Cásper Líbero abre promove mais um evento em parceria com a USP (Universidade de São Paulo). O tema do encontro gira ao redor da legalização do aborto. Este que é um dos assuntos que mais divide opiniões ao redor do mundo.

No Brasil, a interrupção da gravidez é permitida apenas em casos de estupro, anencefalia do feto, ou quando a gestação coloca em risco a vida da mãe. Sabe-se, porém, que milhares de mulheres realizam abortos ilegalmente no país todos os anos, com ou sem a ajuda de médicos, e há um debate permanente na sociedade — assim como no Congresso e no Judiciário — sobre a descriminalização da prática.

Em uma decisão recente, a primeira turma do Superior Tribunal Federal (STF) decidiu que o aborto não representa crime quando realizado nos primeiros três meses de gestação; e uma ação protocolada no mês passado, no mesmo tribunal, pede que o abortamento seja descriminalizado em definitivo para esse período, seja qual for a motivação para ele. Projetos de lei que tramitam no Congresso, por outro lado, propõem regras ainda mais restritivas, incluindo a criminalização total da prática.

O que fazer? Na expectativa de contribuir para esse debate, convidamos para o USP Talks de abril a médica sanitarista Ana Maria Costa, diretora-executiva do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), e o advogado Leonardo Massud, professor de direito penal da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Inscrições: O evento é gratuito, não exige inscrição prévia e terá emissão de atividade complementar aos alunos que solicitarem

Público

Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), bem como demais interessados no tema.