Informações e Serviços

Consulta local

É permitido acesso a todo acervo disponível, com consulta direta nas estantes a livros, projetos experimentais, teses, pesquisas científicas e periódicos.

Multas (por dia e por material)

• Atraso de livros, filmes, cds e materiais de consulta: R$5,00
  • Atraso da devolução das chaves: R$20,00
  • Perda das chaves: R$25,00

Serviço de referência

O Serviço de Referência destina-se a dar orientação e apoio quanto ao uso dos recursos informacionais existentes na Biblioteca, auxiliar na definição de estratégias de pesquisa, recuperação de informação em Bases de Dados, Internet ou outros suportes, auxiliar também nos levantamentos bibliográficos e localização física das publicações.

Levantamento bibliográfico

Este serviço consiste na realização de pesquisa em bases de dados, com a finalidade de identificar informações bibliográficas ou em outros suportes pertinentes às áreas de interesse do usuário

Empréstimo Domiciliar

A Biblioteca disponibiliza materiais para empréstimo domiciliar (conforme seu regulamento interno), com possibilidade de reserva e renovação.

Renovação / reserva via Internet

Conforme regulamento, a renovação não é realizada caso haja qualquer tipo de atraso/débito ou quando o material estiver reservado. As obras poderão ser renovadas pelo sistema online no máximo três vezes consecutivas. Para renovações presenciais é obrigatória a apresentação do material e o documento de identificação do usuário.

Empréstimo entre Bibliotecas (EEB)

Caso o material procurado não conste em nossa Biblioteca, poderá ser solicitado em outra instituição. Para isso, o usuário deve obter os dados do material desejado junto à instituição que fará o empréstimo, para que assim seja providenciado formulário de EEB. De posse deste formulário o usuário vai até a instituição e retira o material desejado.

Comutação bibliográfica (COMUT)

Serviço que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos de instituições brasileiras e estrangeiras.

Centro de Documentação e Pesquisa

Formado pelo setor de hemeroteca, acervo de audiovisual (CDs, CD-ROMS, filmes etc.) coleção de jornais históricos, fotografias e outros materiais.

Audiovisual

Utilização local de equipamentos e materiais audiovisuais, em sala equipada com aparelhos de Som, TV, DVD e Videocassete.

Acesso à Internet

Espaço específico para realização de pesquisas e consulta à base de dados pela Internet, mediante identificação, login e senha pessoal.

Exposições temáticas

Periodicamente a Biblioteca faz exposições temáticas que se baseiam em temas de interesse da comunidade acadêmica, datas comemorativas e outras, com a finalidade de divulgar seu acervo.

Programa de treinamento de usuários

Este serviço visa capacitar discentes, docentes e funcionários na recuperação da informação, bem como facilitar o uso dos recursos disponíveis na Biblioteca. É composto por três módulos:
MÓDULO 1 – Serviços

• Objetivo: Familiarizar os usuários com o ambiente da Biblioteca. Este módulo visa treiná-los para a utilização dos recursos básicos.
  • Conteúdo: Apresentar a Biblioteca e suas dependências; descrever suas fontes de informação; apresentar os serviços disponíveis; regulamento; base de dados interna e localização dos materiais no acervo.

MÓDULO 2 – Bases de Dados / Pesquisa

• Objetivo: Capacitar os usuários para pesquisa em Bases de Dados nacionais e estrangeiras e nas ferramentas de busca da Internet.
  • Conteúdo: Apresentar Bases de Dados (Communication & Mass Media Complete, INTERCOM, Scielo e outras) e catálogos de outras bibliotecas; demonstrar técnicas de pesquisa na Internet e orientar quanto ao levantamento bibliográfico.

MÓDULO 3 – Normatização de Trabalhos Acadêmicos

• Objetivo: Capacitar os usuários quanto à apresentação, normatização e estruturação de trabalhos acadêmicos.
  • Conteúdo: Orientar os usuários na utilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.

Agende seu horário no balcão de atendimento

Elaboração de ficha catalográfica

A ficha catalográfica (catalogação na fonte) é a descrição física e temática de uma obra, de acordo com normas internacionais (AACR2 – Anglo-American Cataloging Rules). Tem por objetivo facilitar a identificação da obra e sua indexação em bancos de dados.

A Biblioteca elabora a ficha catalográfica para qualquer trabalho ou publicação científica produzida para a Faculdade (projetos experimentais, teses, revistas etc.), mediante solicitação prévia. Para isso, preencha o formulário em: Meu Pergamum, menu Solicitações, opção Ficha Catalográfica.

Clique aqui para saber o passo a passo da Solicitação

Indexação de artigos de periódicos

Indexação de artigos de periódicos científicos, para facilitar a busca do conteúdo das revistas acadêmicas que fazem parte do acervo da Biblioteca.

Hemeroteca

Seleção, análise e indexação de artigos de jornais são realizadas, de acordo com lista de assuntos específica da Biblioteca, visando facilitar a recuperação da informação.

Serviços a ex-alunos

A Biblioteca oferece aos ex-alunos da instituição consulta e empréstimo de obras mediante cadastro prévio e de acordo com regulamento específico, de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Serviços a visitantes

A Biblioteca está aberta à alunos, professores e pesquisadores da área de comunicação, interessados em consultar obras de seu acervo, mediante agendamento prévio.