Links Úteis da Biblioteca

 

A

Acervo Estadão

Desde sua fundação em 4 de janeiro de 1875, O Estado de S. Paulo publica os fatos que marcaram o país e o mundo, além de cultura, política, economia, moda e outros temas. Todo este acervo está disponível digitalmente.


B

Banco de dados da Folha

O Banco de Dados Folha reúne mais de nove décadas de história política, econômica, cultural e esportiva do Brasil e do mundo. Essa memória está distribuída em 3,5 milhões de páginas que compõem, desde 1921, o acervo de jornais do Grupo Folha: uma coleção com mais de 20 milhões de imagens analógicas e digitais, 100 mil pastas temáticas com recortes dos principais jornais e revistas do país, mais de 50 mil ilustrações e charges originais.

Biblioteca Gama Filho

Esta biblioteca reúne, em um só lugar, os melhores e maiores acervos digitais do mundo, publicados pelas mais renomadas instituições geradoras e ou divulgadoras de conteúdo científico. Estão disponíveis inúmeros artigos relevantes que a tornam indispensável a qualquer estudante ou profissional.

Biblioteca Digital Mundial

Disponibiliza, de forma gratuita e em sete idiomas (português incluso), conteúdos culturais de vários países.

Biblioteca Nacional – RJ

A Biblioteca Nacional (BN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País.  O Portal Institucional da BN consolida informações sobre a instituição, bem como seu acervo e serviços, permitindo o acesso aos Catálogos online, ao acervo da BNDigital e ao conjunto de serviços disponibilizados via Internet.

Biblioteca Nacional Digital do Brasil

Parte integrante da Biblioteca Nacional, a Biblioteca Nacional Digital do Brasil disponibiliza vários documentos em domínio público ou com a autorização de publicação do titular do direito autoral. Contém acervo digital bastante variado, com rico material iconográfico, principalmente no que diz respeito a mapas e desenhos.

BOCC – Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação

Fundada em maio de 1999, trata-se de uma base de dados com textos, artigos, teses e conferências sobre os assuntos que englobam a Ciência da Comunicação.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Midlin

Criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita, a Biblioteca é um órgão da USP. Tem mais de 32 mil títulos e aproximadamente 60 mil exemplares, além do acervo digital.


 C

Communication & Mass Media Complete – EBSCO

Base de Dados específica nas áreas de comunicação e mídia, e correlatas. A plataforma oferece cobertura total de indexações e resumos de mais de 670 periódicos científicos, além da cobertura selecionada de outros 180, para uma abrangência combinada de mais de 850 títulos. Essa base de dados inclui textos completos para 520 periódicos científicos que remontam ao ano de 1915.

Centro Cultural de São Paulo (CCSP)

O conjunto de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo (CCSP) oferece espaços públicos destinados ao estudo e ao convívio, além das coleções especiais. É a segunda maior biblioteca pública da cidade de São Paulo, constituída por um acervo multidisciplinar com mais de 110 mil títulos, além de abrigar acervos de obras de arte, documentos históricos, discos, gibiteca (com mais de 10 mil títulos entre álbuns de quadrinhos, gibis, periódicos e livros sobre HQ). Também planejada e equipada para atender pessoas com deficiência visual, reúne cerca de cinco mil títulos, entre livros em braile e audiolivros, além de computadores e scanners com programas específicos para a acessibilidade. Possui também a Biblioteca de Culturas Surdas, com acervo e atendimento especial para o público surdo.

Cultura Acadêmica

Cultura Acadêmica é o segundo selo da Fundação Editora da UNESP. No site há possibilidade de download gratuito da coleção PROPG-DIGITAL, que publica livros em primeira edição apenas nos formatos digitais.


D

Domínio Público

O portal, lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma imparcial, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores uma biblioteca virtual composta, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam como a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.


E

Editora Casa Flutuante

Editora especializada em livros-reportagem e acadêmicos. À disposição para os autores assessoria editorial, livraria para divulgação e comercialização de livros impressos e digitais, entre outros serviços. Além disso, são disponibilizados títulos gratuitos.

Editora Limiar

Com o objetivo de promover a leitura, a Editora Limiar também disponibiliza títulos gratuitos.


F

Fundação Dorina Norwill – Biblioteca Circulante do Livro Falado

A Biblioteca Circulante de Livro Falado tem como objetivo efetuar empréstimo de livros falados, gratuitamente, a todas as pessoas com deficiência visual residentes no Brasil. Buscando atender a necessidades e interesses educacionais e culturais das pessoas com deficiência visual, a biblioteca oferece um acervo variado, com mais de 1.600 títulos em áudio entre clássicos da literatura nacional e estrangeira, obras de leitura obrigatória para vestibulares e os mais recentes “best-sellers”.


G

Google Acadêmico

O objetivo da ferramenta de pesquisa acadêmica do Google, é fazer com que pesquisadores busquem e encontrem literatura acadêmica: artigos científicos, teses de mestrado ou doutorado, livros, resumos etc.


 H

Hemeroteca Digital Brasileira

O portal disponibiliza gratuitamente cinco milhões de páginas digitalizadas, entre revistas e jornais extintos ou raros publicados de 1808 ao século XX. É possível pesquisar por título, período, edição, local de publicação e palavras dentre o material disponibilizado.


I

Imprensa Nacional

Com mais de duzentos anos de existência, a Imprensa Nacional disponibiliza o seu conteúdo há mais de 20 anos, para assegurar com efetividade a publicação e a divulgação dos atos oficiais da Administração Pública Federal.

INDEKX – Newspapers and Magazines on the Internet

Indekx.com é uma coleção de links de sites de jornais e revistas em todo o mundo.

Infoamerica

Contém a biografia de autores ibero-americanos, remetendo à suas publicações. Disponibiliza mais de 10.000 artigos de revistas acadêmicas sobre comunicação, cultura e sociedade. Apresenta a relação de universidades e faculdades ibero-americanas.

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT

O IBICT atua na promoção da popularização da informação científica e tecnológica. Dentre suas atividades estão a atribuição do código ISSN (International Standard Serial Number) no Brasil; o CCN (Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas), o Comut (Programa de Comutação Bibliográfica), a BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), o Canal Ciência (portal de divulgação científica), entre outras.


J

Jovedata – Preços de Mídia
Tabela de preços de mídia atualizadas, em mais de 7.800 veículos de comunicação. Redes de televisão, rádios, jornais, revistas, salas de cinema e portais da internet compõem essas informações, coletadas mensalmente.


L

Library of Congress – EUA

A Biblioteca do Congresso é a instituição cultural federal mais antiga do país e serve como braço de pesquisa do Congresso. É também a maior biblioteca do mundo, com mais de 162 milhões de itens. As coleções incluem livros, gravações sonoras, filmes, fotografias, mapas e manuscritos.

LibriVox

Portal que disponibiliza gratuitamente audiolivros, fundado em 2005 por um grupo de voluntários de várias partes do mundo, que gravam textos de domínio público (poesias, contos, livros, obras dramáticas) em diversos idiomas. O portal orienta para, antes de fazer o download, verificar a lei de direitos autorais de seu país.

Livros LabCom

Projeto editorial que disponibiliza em PDF todos os livros publicados pelo Laboratório de Comunicação On-line (LabCom), do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior, Portugal.

Loyal Books

Portal que disponibiliza gratuitamente e-books e audiolivros de domínio público.


 M

Machado de Assis – Obra completa

Uma homenagem do MEC e da Universidade Federal de Santa Catarina a um dos maiores nomes da literatura brasileira. O projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais existentes na rede, gerando a Coleção Digital Machado de Assis.


 P

Portal Capes

O Portal de Periódicos CAPES/MEC é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. A plataforma oferece acesso a textos completos e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

Portal de Livros Abertos da USP
Promove a reunião e divulgação dos livros digitais acadêmicos e científicos publicados em acesso aberto por docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da Universidade de São Paulo.

Portal de Livros Abertos da EDUSP

Neste portal, encontram-se livros de acesso gratuito, editados pela Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, uma das maiores editoras universitárias brasileiras.

Portal SciELO Livros

Consórcio formado pelas editoras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Algumas obras estão disponíveis em texto integral, e é possível pesquisar por Autor, Título ou ISBN.

PORTCOM – Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação

O portal oferece acesso gratuito a produções de textos da Intercom (palestras, eventos, livros, periódicos), tendo por objetivo se tornar uma referência nacional em Comunicação para profissionais, pesquisadores e alunos.

Project Gutenberg

Desde 1971, o projeto é o pioneiro na área de divulgação de livros eletrônicos e disponibiliza mais de 56.000 livros para download, além de audiolivros.

 


R

Robobraille

O RoboBraille é um serviço baseado na web e no e-mail, que converte documentos em variados formatos alternativos para pessoas com deficiência visual ou problemas de leitura. Oferece serviço em 4 áreas: braille, áudio, e-book e acessibilidade. É gratuito para todos os usuários não comerciais, e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.


S

Sal & Luz: Audioteca

A Audioteca Sal & Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros/audiobooks) para pessoas cegas ou deficientes visuais, em todo o território nacional, de forma gratuita. Possui mais de 1.700 associados, e acervo com cerca de 2.700 títulos, entre didáticos/profissionalizantes e literatura.

SciELO Brazil – Scientific Eletronic Library Online

É uma biblioteca eletrônica que abrange periódicos científicos brasileiros, fornecendo acesso completo a uma coleção de títulos em série, como também ao texto integral dos artigos.


U

Universidade Falada

A Universidade Falada é uma iniciativa privada, e tem como objetivo difundir cultura pelo Brasil, distribuindo conteúdo em áudio. É uma livraria, onde é possível encontrar palestras, audiocursos, audiolivros/audiobooks em português. O conteúdo, o projeto, as propostas e os direitos autorais pertencem a Editora Alyá, criada exclusivamente para viabilizar este projeto. Além dos materiais à venda, existe uma sessão de audiolivros e audiobooks gratuitos para download.