Cultura

cultura

 

A Coordenadoria de Ensino de Cultura Geral contribui com a formação do perfil de egresso da Cásper Líbero, reforçando a articulação entre os elementos históricos, teóricos e técnicos da área de comunicação. E fortalecendo o sentido dos saberes humanistas na formação de comunicadores que vão atuar como radialistas, publicitários, relações públicas e jornalistas.

A Coordenadoria de Cultura, como é mais conhecida no cotidiano da Faculdade, é responsável pelo colegiado que leciona as matérias basilares dos quatro cursos da área de comunicação, da Cásper Líbero. Por isso, atua de forma articulada com as quatro coordenadorias de ensino dos cursos: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.

O próprio campo científico da comunicação se engendrou enriquecido com uma pluralidade de saberes em interface. Esta pluralidade está representada nos saberes abrigados pela Coordenadoria de Cultura. Acompanhando o desenvolvimento e a regulamentação do campo da comunicação no Brasil, na década de 70, a Cásper Líbero criou este departamento, que, em 1993, foi transformado em coordenadoria.

Na atualidade, o colegiado ligado a esta coordenadoria de ensino é responsável por 17 disciplinas, no curso de Jornalismo; 13 disciplinas, no curso de Relações Públicas; 12 disciplinas, no curso de Publicidade e Propaganda; e 10 disciplinas, no curso de Rádio, TV e Internet.

A Coordenadoria de Cultura está presente nas matrizes curriculares vigentes com as seguintes matérias: Antropologia, Antropologia do Audiovisual, Sociologia, Sociologia da Comunicação, Ciência Política, Realidade Socioeconômica e Política Brasileira, Cultura Brasileira, Economia, Economia do Audiovisual, Filosofia, História da Arte, História Contemporânea, História do Brasil Contemporâneo, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa I: Produção de textos para mídia, Língua Portuguesa II: Produção e Edição de Texto, Teoria da Comunicação, Mídia e Sociedade Contemporânea e Metodologia de Pesquisa em Comunicação e Libras.

As competências e habilidades desenvolvidas no ensino oferecido pelo colegiado de Cultura são estratégicas para a atuação no mercado de trabalho. Elas distinguem o casperiano como um profissional que tem bom repertório cultural, é criativo, valoriza a pesquisa e a análise crítica, e, sobretudo, atua com responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

O colegiado de Cultura é, também, bastante atuante na área de pesquisa, ou integrando os cursos de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, ou desenvolvendo projetos no Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Isto contribui para estimular a prática de pesquisa junto aos estudantes e faz crescer a divulgação do conhecimento científico.

A Coordenadoria de Cultura considera a extensão como parte importante do processo de ensino e aprendizagem e valoriza a contribuição que a Faculdade Cásper Líbero pode oferecer para a comunidade. Por isso, desenvolve, ainda, o projeto Cásper em Ação, voltado para a elaboração de colóquios, oficinas, palestras e cinedebates abertos, também, ao público externo.