abre content summit

Evento aconteceu nos dias 24 e 25 de julho | Crédito: Júlia Faria

Nos dias 24 e 25 de julho, a Faculdade Cásper Líbero sediou a edição 2015 do Content Summit, evento promovido pela Media Education que reúne profissionais renomados das áreas da comunicação para debater sobre os desafios de produzir conteúdos que gerem engajamento por parte do público e tragam retorno para as empresas.

Na sexta-feira (24) o dia foi reservado para a realização de diversos workshops sobre o tema. Já no sábado (25) foram realizadas nove palestras, com a participação de mais de vinte profissionais, entre eles Carolina Terra, doutora em Interfaces Sociais da Comunicação, e Daniele Rodrigues, mestre em Comunicação Digital, que ministram cursos livres na Cásper Líbero. O público participou dos debates interagindo com os convidados ao enviar perguntas e comentários pelo Twitter com a #CSnaCasper.

A criação de conteúdo é, hoje, um dos principais focos no mercado de mídias sociais digitais. Daniele Rodrigues, que apresentou os resultados da 1ª edição da Pesquisa sobre Produtores de Conteúdo no Brasil, diz ser um desafio para as empresas e marcas conseguirem se diferenciar nesse mercado em crescimento. Ela também valoriza a realização de eventos como o Content Summit.  “É muito mais do que desafiante. É você entender engajamento, é você entender tecnologia, é você entender formato. É um leque de informações e você vai puxar o que faz sentido pra você e vai sair daqui com algum aprendizado”.

O foco do evento esteve nas redes sociais digitais, plataformas digitais e gadgets, mas a surpresa do dia foi a palestra “Dicas jurídicas para produtores de conteúdo”. De forma didática, a advogada Flávia de Barros Monteiro esclareceu as principais dúvidas sobre direitos autorais, direitos de imagem e, de quebra, arrancou gargalhadas e causou arrepios na plateia.

“Cuidado com o jurídico” é a dica de Alexandre Formagio, Experience Director da Media Education, no final do encontro. Organizador do Content Summit, ele acredita que a diversidade de participantes vindos de diferentes nichos da comunicação valoriza o debate plural. “Gosto muito quando nós temos mesas com pessoas de áreas diferentes e, principalmente, opiniões diferentes”, explica.

Patrícia Farias Garcia trabalha em uma agência de criação de conteúdo e foi ao Content Summit por indicação do seu chefe. Ela participou dos workshops, assistiu às palestras e contou que acha interessante ouvir pontos de vista externos, como os apresentados por Ana Paula Passarelli e Viviane Duarte, do Plano Feminino. Do evento, Patrícia diz que levará, principalmente, ensinamentos sobre como as marcas podem se relacionar com o seus consumidores. “[É preciso] pensar para quem você está escrevendo e se [o que se escreve] é relevante para a pessoa que está lendo”, afirma.

Já o mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas Tarcízio Silva, que também ministra cursos livres na Cásper Líbero, destaca a importância das faculdades e universidades no apoio a pesquisas na linha da comunicação, mais precisamente, no que se refere às mídias sociais digitais. “O momento tanto da graduação quanto da pós-graduação acaba dando base para os profissionais. Apesar de o mercado ver as mídias sociais como algo novo, tudo é baseado nas teorias da comunicação, nas teorias das ciências sociais. É importante, especialmente para o jovem profissional, saber a importância disso”. Tarcízio explica que, muitas vezes, é essa produção acadêmica que acaba pautando não apenas as inovações no fazer comunicacional, como o próprio mercado.

A avaliação que Alexandre Formagio faz do Content Summit 2015 é positiva. “Acho que o público gostou muito e tivemos bons destaques”. Ele também adianta que haverá, ainda este ano, mais eventos com parceria entre a Media Education e a Cásper Líbero.