Comunicação inclusiva já: os surdos na luta por igualdade
Marina Gomes Portela – UFC

Resumo

Este artigo analisa o percurso dos movimentos Surdos e as consequências sobre as práticas escolares e no setor de Comunicação na conjuntura das lutas dos Surdos no Brasil. Iniciamos com uma rápida contextualização a respeito das mobilizações da comunidade Surda e suas articulações com as escolas e universidades, vistas como potencializadoras de uma guinada epistemológica no campo educacional, cultural, social e político dos Surdos – com “S” maiúsculo, para representá-lo como sujeito cultural e político. Depois, apontamos dados desses estudos, buscando a compreensão de como as experiências surdas se configuram nos espaços acadêmicos, nos movimentos sociais,nos meios de comunicação e políticos.

Palavras-chave: Educação bilíngue. Experiências surdas. Movimentos surdos. Políticas educacionais. Meio de comunicação de massa.

A epistemologia da compreensão: as contribuições de paul feyerabend para estudos da compreensão como método
Pedro Debs Brito – Cásper Líbero

Resumo
Este artigo é um recorte da dissertação desenvolvida por esse autor na Faculdade Cásper Líbero que possui o seguinte título “COMUNICAÇÃO E COMPREENSÃO: Uma contribuição aos estudos da Compreensão como método”. Para este texto nos enveredaremos pelo pensamento de Paul Feyerabend em dois aspectos principais: a) o dogmatismo do método científico que é tido como o modo correto (e único) de se produzir conhecimento válido e b) sua proposta do anarquismo científico que é contrária a esse dogmatismo, possibilitando caminhos criativos para a produção da ciência. Ambas as perspectivas serão conciliadas com a proposta da Compreensão como Método.

Palavras-chave: Comunicação. Epistemologia da Compreensão. Método. Contra o Método. Anarquismo Científico.

Imaginação, suspensão e transmutação: recontextualizando tecnologias educacionais e videogames pedagógicos
Tiago da Mota e Silva

Resumo
Em uma escola particular de São Paulo, jogos eletrônicos são inseridos no cotidiano das salas do primeiro ano do Ensino Fundamental desde o primeiro semestre de 2014. Trata-se de um plano pedagógico que introduz tablets a todos os ciclos de ensino. O artigo se volta à apropriação da tecnologia engendrada pelas crianças: enquanto brinquedo. Argumenta-se que estas concebem três esforços de maneira complexa e difusa: os esforços de imaginação, de suspensão e de transmutação. Chega-se ao trio após observações em cinco salas – com, ao todo, 142 alunos –, grupos de discussão com as crianças e com professoras e 101 desenhos feitos pelos estudantes sobre aquilo que associavam ao aparelho. Evoca-se o conceito de brinquedo de Walter Benjamin, bem como os pensadores da cultura Johan Huizinga e Ivan Bystrina.

Palavras-chave: Comunicação. Tecnologias Educacionais. Jogos Eletrônicos. Games Pedagógicos. Ambientes Comunicacionais.

Comunicação/educação e consumo: possíveis articulações
Cidadãs para o ensino médio
Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha – ESPM
Matheus Alves Passaro – ESPM

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir acerca do campo da comunicação/educação a fim de que, comungandoo com o consumo, possa se pensar, a partir daí, a cidadania. Elege, como objeto empírico para reflexão, o documento oficial PCNEM. Propõe extrair alguma das formas pelas quais a cidadania encontrasse articulada no documento, ou seja, entender quais as significações atribuídas ao termo. Como aporte metodológico elege, para investigar as significações da cidadania no PCNEM, a análise de conteúdo. Se vale também de pesquisas documental e bibliográficas que permitem intersectar os campos da comunicação/educação e do consumo, com a cidadania, a partir de Baccega, Canclini, Citelli, entre outros.

Palavras-chave: Comunicação. Educação. Consumo. Cidadania. PCNEM.

O que se constitui conteúdos relevantes nas mídias sociais digitais?
Vanda de Souza Machado – Umesp

Resumo
Diante do excesso massivo de informações que circulam nas mídias sociais digitais e a rapidez com que elas se diluem, as organizações trabalham freneticamente para gerar conteúdos publicitários capazes de atrair a atenção do consumidor e influenciá-los ao engajamento e a propagação de assuntos favoráveis à marca para o maior número possível de pessoas. Essa pesquisa buscou refletir no que se constitui um conteúdo relevante para o consumidor. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que considerou para a análise, a campanha #Pura Verdade da marca Confort e também o levantamento bibliográfico de autores relacionados à temática deste estudo.

Palavras-chave: Comunicação. Discurso. Mídias Sociais. Conteúdo Relevante.