A cultura de fãs em um mundo mediado: o olhar sobre os fandoms para compreender a sociedade
Camila Fernandes de Oliveira – Unesp

Resumo
Com a popularização da internet, a maneira que a sociedade se organiza foi alterada e a cultura de fãs oferece uma perspectiva de observação dessas mudanças, que incluem a facilidade – e a velocidade – com que o fã pode acessar as informações sobre o alvo de sua admiração, a possibilidade de se relacionar com outros fãs e a oportunidade de criar releituras dos textos originais. Esse trabalho realiza uma pesquisa bibliográfica para mostrar as principais características dos Estudos de Fãs, destacando autores como Jenkins, Fiske, Hills e Duffett, além de autores importantes para a compreensão da sociedade hoje, como Thompson e Canclini.

Palavras-chave: Estudos de fãs. Fandom. Cultura participativa. Cibercultura.

Jornalismo cultural e arte contemporânea o tratamento da informação no caderno Mais Cruzeiro do Jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba
Fernanda Maria Lozano Monteiro Sanches – Uniso

Resumo

Este artigo, parte de dissertação em desenvolvimento, tem como tema o jornalismo cultural. Na ausência de periódicos ou publicações especializadas de jornalismo cultural em Sorocaba, o Caderno Mais Cruzeiro do Jornal Cruzeiro do Sul toma para si essa função. Objetiva-se com o estudo verificar de que modo se configura a notícia jornalística acerca dos eventos de artes visuais na cidade, constatando se há a preocupação de suplantar a finalidade meramente informativa. Serão apresentadas reflexões sobre o jornalismo cultural, na perspectiva de J.S. Faro e Daniel Piza entre outros. A metodologia aplicada será a Análise de Discurso ancorada nos trabalhos de Michel Pêcheux na França e seus desenvolvimentos no Brasil por Eni Orlandi.

Palavras chave: Informação jornalística. Cultura. Arte Contemporânea. Artes Visuais. Análise do discurso.

Produzir, exibir, distribuir. Netflix, a transformação do telespectador
Novas práticas de consumo de TV na era da convergência midiática
Kareen Terenzzo – ESPM
Rafael Ofemann – ESPM

Resumo
Este artigo pretende refletir sobre as mudanças nos hábitos de audiência do telespectador decorrentes da convergência midiática: fenômeno propiciado pelas novas tecnologias de produção, transmissão e exibição de conteúdo audiovisual.  Para essa discussão elegemos como objeto de estudo a empresa Netflix – produtor, exibidor e distribuidor de conteúdo para TV pela internet. Tratando-se do objeto em questão, faz-se necessário percorrer um caminho, ainda que breve, sobre a história da televisão a partir da análise crítica de conceituados estudiosos e teóricos das ciências sociais e da comunicação.

Palavras-chave: Comunicação e Consumo. Televisão. Convergência midiática. Netflix.

Coração americano: apropriações pop no disco clube da esquina
Leandro Aguiar – UFF

Resumo

O artigo trata das (re)apropriações e trocas entre contextos tidos como “globais” e “locais/periféricos” na música do Clube da Esquina. Tendo em mente a busca por controvérsias e a crítica da Teoria Ator-Rede a certo entendimento do local e do global, e tomando por auxílio o conceito de “cosmopolitismo estético” (REGEV), empreendo uma análise das músicas “Um girassol da cor do seu cabelo” e “San Vicente”, do álbum “Clube da Esquina” (1972), discutindo a adoção e readaptação de elementos estéticos e performáticos pela música no contexto do pop, bem como o lugar desses elementos na negociação de identidades.

Palavras-chave: Música brasileira. Cultura pop. Teoria ator-rede. Cosmopolitismo estético. Clube da Esquina.

Mitos e celebridades no jornalismo esportivo na internet
Marcelo Bechara S. N. Frange – Cásper Líbero

Resumo

Este artigo ocupa-se do estudo sobre a criação de mitos no jornalismo esportivo na internet. A pesquisa consiste em compreender a busca por personagens dos eventos esportivos, em específico o futebol, como forma de enriquecer a reportagem. Há, também, a preocupação em observar o tratamento dado a este mito pela imprensa, o que pode transformá-lo em mais uma celebridade do que propriamente um mito. Para tanto, foi escolhida a mesma matéria observada em três portais diferentes (GloboEsporte.com, GazetaEsportiva.net e ESPN.com.br).

Palavras-chave: Jornalismo Esportivo. Internet. Futebol. Mitos. Celebridades.