José Eugenio de Oliveira Menezes

prof. josé eugenio

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP) e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP). Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, do CNPq (2008), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Ecologia da Comunicação, ambos do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, atuando nas seguintes áreas: comunicação, teoria da comunicação, cultura do ouvir, ecologia da comunicação, rádio, áudio, escalada da abstração, narrativa, jornalismo e cultura de rede. É professor da graduação (Teoria da Comunicação) e da pós-graduação lato sensu (Metodologia e Teorias da Comunicação) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área: Rádio e cidade: vínculos sonoros (São Paulo: Annablume, 2007), Processos e produtos midiáticos (São Paulo: Plêiade, 2010), organizada com Luís Mauro Sá Martino, e Comunicação e cultura do ouvir (São Paulo: Plêiade, 2012), organizada com Marcelo Cardoso.

Ver Currículo